Assembleia Legislativa do Maranhão

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Com apoio de ampla frente, Orleans assume pré-candidatura a governador: “O Maranhão vive seu melhor momento com obras por todo lado”


Escolhido pelos presidentes de 12 partidos que dão sustentação à administração estadual, o secretário Orleans Brandão (MDB) assumiu publicamente sua pré-candidatura a governador, representando a maior frente partidária já construída no Maranhão. “O Maranhão está vivendo o seu melhor momento, com obras em todos os municípios, e eu me sinto honrado por ser o secretário que o governador Brandão confiou a missão de planejar, fazer e entregar essas obras”, disse Orleans, em filme publicado em suas redes sociais.

Orleans faz questão de agradecer o apoio dos partidos, da maioria dos prefeitos e lideranças do Estado: “Com muito trabalho, conseguimos tirar milhões de pessoas da pobreza e da fome, por meio do Maranhão Livre da Fome e dos restaurantes populares. Por isso, recebo esta missão com muita responsabilidade e disposição para continuar acelerando o passo e fazendo o nosso Estado gerar emprego e se destacar no Nordeste”. 

Depois de mais de uma década de atuação como administrador na iniciativa privada, Orleans tem sido reconhecido por sua capacidade de gestão no setor público. “Percorri pessoalmente cada um dos municípios do Maranhão, ouvindo, conhecendo os problemas, planejando as soluções, mas principalmente fazendo e entregando obras, como os mais de 4 mil quilômetros de estradas que construímos”.

Orleans, que combina juventude com habilidade de articulação, com presença constante nos municípios, atribui a sua escolha como pré-candidato aos resultados do trabalho que tem feito sob a liderança do governador Carlos Brandão.

“Para onde você olhar, aonde for, em cada um dos municípios, seja em São Luís ou no interior, tem obra e tem transformação na vida das pessoas graças ao nosso governo”, ressalta, destacando o programa Maranhão Livre da Fome, que já beneficiou cerca de 430 mil maranhenses com mais de 100 mil cartões entregues. O programa oferece R$ 200 mensais para famílias que, mesmo recebendo o Bolsa Família, têm renda inferior a R$ 218 por pessoa, impactando diretamente mais de 1 milhão de pessoas que saíram da extrema pobreza no estado.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Reforço no policiamento do Pré e Carnaval do Maranhão e segurança nos municípios estão garantidos


O governador Carlos Brandão se reuniu, nessa quarta-feira (28), com a cúpula da segurança pública para alinhar o esquema de segurança do Pré-Carnaval e do Carnaval do Maranhão 2026. O reforço à festa oficial, que tem como palco a capital São Luís, acontece a partir do próximo domingo, sem prejuízos ao policiamento nos municípios do interior do estado.

Além do governador, do secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, do delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida, dos comandantes da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim, e do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, do diretor do Centro Tático Aéreo, coronel Magno, e da perita-geral do Estado, Anne Kelly Bastos, também estiveram presentes representantes da Delegacia da Mulher, da Inteligência, da Força Estadual, do Centro Integrado de Operações de Segurança, superintendentes de polícia, entre outros. Participaram da reunião, ainda, os secretários de Cultura, Yuri Arruda; de Turismo, Socorro Araújo; e de Comunicação, Sérgio Macedo.

“Uma reunião importante, em que debatemos as estratégias para fazer do Carnaval deste ano um dos mais seguros já realizados. A expectativa de público, em razão das atrações que estamos trazendo, é muito grande; por isso, o policiamento tem de ser condizente. Vamos empenhar amplo efetivo, sem prejudicar o interior, uma vez que estamos convocando os policiais que estavam de férias e pagando extra”, destacou o governador Carlos Brandão.

Além do reforço ao efetivo ordinário, o esquema de segurança para os circuitos inclui revista pessoal, tanto nas entradas quanto nas ruas transversais, para evitar o porte de armas e de drogas ilícitas, uso de drones e câmeras de videomonitoramento com tecnologia de reconhecimento facial, para ajudar, inclusive, na captura de foragidos da Justiça.

“O Maranhão possui um dos melhores carnavais do Brasil, conhecido e reconhecido por todos. Então, um bom planejamento, como sempre fazemos, vem para tornar essa festa ainda melhor. Será um Carnaval com segurança, tranquilidade e paz”, pontuou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.


Outras estratégias de segurança


Estão entre as estratégias de segurança, ainda, o patrulhamento realizado pelos helicópteros do Centro Tático Aéreo, ampliando a cobertura e a visão dos policiais que estarão em terra, em meio aos foliões. Haverá também bases de atendimento ao longo dos circuitos, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil. As atenções da Perícia Oficial estarão voltadas à festa, com equipes em regime de plantão.

“Além dos grandes circuitos, vamos empenhar esforços para garantir tranquilidade também às festas que acontecem nos bairros da Grande Ilha”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim. “Além da presença de efetivo nos locais de maior concentração, iremos reforçar os nossos plantões para atender às ocorrências que chegarem”, completou o delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida.

Vale destacar que as polícias irão desenvolver ações voltadas à segurança das mulheres, para evitar assédio e qualquer outro tipo de violência, além de atendimento ao turista.

O Corpo de Bombeiros irá se unir às polícias com bases nos circuitos. Além do trabalho prévio de supervisão na montagem da festa, agentes estarão focados nos primeiros socorros e em outras situações de emergência. “Estaremos com agentes, viaturas e drones, tudo para garantir a segurança dos foliões”, elencou o comandante-geral da corporação, coronel Célio Roberto.

Ocorrências deverão ser reportadas imediatamente às forças de segurança. Os telefones 190 e 193, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), devem ser acionados em caso de emergência.

Os ambiciosos planos A, B e C de Kassab para o PSD


No tabuleiro do jogo político brasileiro, Gilberto Kassab revela-se um dos melhores jogadores. O chefão do PSD consegue ser secretário destacado do governador Tarcísio de Freitas, em São Paulo, ao mesmo tempo que seu partido tem ministérios no governo Lula (Agricultura, Minas e Energia e Pesca).

O PSD acaba de filiar o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Com essa jogada, somará três pré-candidatos a presidente, contando ainda com os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Ratinho Jr (Paraná). A definição do nome de consenso é prometida para abril. Até lá, o xadrez vai sendo jogado.

Kassab e Tarcísio de Freitas
Esses três pré-candidatos podem vir a desistir e concorrerem ao senado por seus respectivos estados.

Tal movimento prepara, na verdade, o terreno para Tarcísio de Freitas decidir-se pela corrida presidencial e afastar-se de Flávio Bolsonaro, sem ficar com rótulo de traidor, uma vez que ele fora descartado pelo ex-presidente. Cenário perfeito para uma traição!

Tarcísio (candidato preferido de Kassab e do empresariado paulista) teria à sua disposição um partido com 6 dos maiores palanques nos estados. Senão, vejamos:

- São Paulo, Tarcísio de Freitas (se aceitar);

- Paraná, Ratinho Jr;

- Rio Grande do Sul, Eduardo Leite;

- Goiás, Ronaldo Caiado;

- Rio de janeiro, Eduardo Paes (líder nas pesquisas);

- Pernambuco, Raquel Lira

O Plano A seria Tarcísio candidato a presidente. Caso não aceite, vem o Plano B: o próprio Kassab como Vice de Lula, sim, ofertando ao petista grandes palanques nos estados e governabilidade mais tranquila no próximo mandato.

As duas primeiras opções falhando, acionaria o Plano C:  PSD lança Ratinho Jr a presidente no primeiro turno, e, negocia um apoio “fiel da balança” no segundo turno. Começa aí o leilão...

...com Lula, relação amistosa.
Ganhar a eleição não é o mais importante para Gilberto Kassab. O fundamental é ter poder e ser aliado de quem estiver no governo, independente que seja esquerda, direita ou centro. 

Em qualquer cenário Kassab sai ganhando. Ele não tem ideologia, é pragmático e tem ambição.

O controle de ministérios, estatais e vultosos orçamentos torna-o um dos homens mais poderosos da República.

(Colaborou: César Soares)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Base Aliada se Consolida e Anuncia Orleans Brandão como Pré-Candidato ao Governo


O governador Carlos Brandão reuniu-se, nesta terça-feira (27), no Palácio dos Leões, com presidentes e lideranças de 12 partidos da base aliada para oficializar o apoio ao nome de Orleans (MDB), atual secretário de Assuntos Municipalistas, como o pré-candidato oficial do grupo ao governo do Maranhão nas eleições de 2026.

Lideranças Partidárias Presentes

A reunião demonstrou a força da coalizão governista, contando com a presença dos seguintes presidentes e representantes partidários:

  • Amanda Gentil: Presidente do PP;

  • Pedro Lucas: Presidente do União Brasil;

  • Fábio Macedo: Presidente do Podemos;

  • Orleans Brandão: Presidente do MDB;

  • Aluísio Mendes e Celso Dias: Presidente e vice-presidente do Republicanos;

  • Sebastião Madeira: Presidente do PSDB;

  • Sen. Weverton Rocha: Presidente do PDT;

  • Adriano Sarney: Presidente do PV;

  • Luciano Genésio: Presidente do Solidariedade;

  • Eliel Gama: Presidente do Cidadania;

  • Junior Marreca e Marreca Filho: Representando a presidência do PRD;

  • Fabiano Gallotti: Vice-presidente do Avante.

Definições e Próximos Passos

O encontro selou a convergência do grupo em torno de Orleans, que já lidera as intenções de voto com 33,9%, segundo a pesquisa Econométrica mais recente. Entre as principais decisões e pontos discutidos, destacam-se:

  • Alinhamento Nacional: O grupo trabalhará para garantir o apoio do presidente Lula à candidatura, fortalecendo a ponte entre o estado e o governo federal.

  • Consolidação Municipalista: O apoio reflete o desempenho de Orleans nas eleições municipais, onde o grupo elegeu prefeitos em 158 das 217 cidades maranhenses.

  • Composições em Aberto: Embora a cabeça de chapa esteja definida, as vagas para vice-governador e a candidatura ao Senado Federal seguem em discussão para as próximas rodadas de negociação.

“Recebi hoje presidentes e representantes de 12 partidos da nossa base aliada. Foi um encontro marcado pelo diálogo, em que me apresentaram o nome de Orleans como pré-candidato ao governo. Vamos trabalhar por esse alinhamento junto ao presidente Lula. Nossa missão é continuar os avanços no Maranhão”, destacou o governador Carlos Brandão.


Governo do Maranhão participa de lançamento de projetos de conectividade do Ministério das Comunicações

Maranhão avança na inclusão digital com novos investimentos em conectividade e infraestrutura


O Governo do Maranhão, representado por autoridades estaduais, participou nesta terça-feira (27), em São Luís, da cerimônia de lançamento de um amplo pacote de projetos de conectividade promovido pelo Ministério das Comunicações. O evento, realizado no Palácio dos Leões, oficializou a expansão da infraestrutura de fibra óptica, sinal de telefonia móvel e internet em escolas de todo o estado.

Infraestrutura e Conectividade

A principal iniciativa anunciada é o projeto Infovia Maranhão, que receberá investimentos massivos para a implantação de redes de fibra óptica de alta capacidade. O projeto está dividido em lotes que abrangem diversas regiões, com destaque para o Lote 3, que destina mais de R$ 88 milhões para municípios como Carolina, Buriticupu e Santa Luzia. Além disso, a cobertura de telefonia móvel será ampliada em rodovias estratégicas, garantindo maior segurança e integração regional.

Educação

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC) também ganhou destaque. O plano prevê que, ao longo de 2026, cerca de 2,7 mil unidades de ensino público no Maranhão recebam internet de alta velocidade, permitindo que alunos e professores tenham acesso a ferramentas pedagógicas digitais e modernizando o ambiente escolar.

Turismo e Inclusão Rural

Com um investimento de R$ 21,6 milhões, o projeto de conectividade na Rota das Emoções foi dado como pronto para entrega. A iniciativa visa fortalecer o turismo em um dos principais corredores do estado, além de levar sinal de celular a áreas rurais que historicamente sofriam com o isolamento digital.

A meta do projeto é garantir que a população maranhense tenha acesso aos melhores serviços oferecidos pelas tecnologias atuais. Sem uma infraestrutura de comunicação eficiente e abrangente, não é possível assegurar educação, saúde e segurança públicas de qualidade.”

Principais entregas e metas:

  • Infovia Maranhão: Expansão de fibra óptica com investimentos que superam R$ 88 milhões em municípios polos.

  • Rota das Emoções: Cobertura de sinal de celular e internet em 184 km do corredor turístico.

  • Escolas Conectadas: Meta de conectar 2,7 mil escolas públicas em todo o estado em 2026.

  • Zonas Rurais: Instalação de 135 antenas de telefonia móvel em áreas remotas.

  • Abrangência: Estimativa de beneficiar cerca de 5 milhões de maranhenses com a melhoria dos serviços.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Brandão e PT: Aliança fortalecida para o futuro do Maranhão

A reunião serviu para reforçar os laços entre o governo estadual e a legenda do presidente Lula


O governador Carlos Brandão (PSB) recebeu, nesta segunda-feira (26), no Palácio dos Leões, em São Luís, as principais lideranças e correntes internas do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão. O encontro, que contou com a presença de cerca de 90% dos dirigentes da sigla e do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, selou o alinhamento estratégico do partido com o projeto de continuidade do atual grupo político para as eleições de 2026.

Unidade Política

A reunião serviu para reforçar os laços entre o governo estadual e a legenda do presidente Lula. O movimento é visto como uma clara demonstração de força e união, isolando tentativas de divisões internas e consolidando o apoio das diversas correntes petistas — como a Militância Socialista, Resistência Socialista e a Construindo Um Novo Brasil (CNB) — à gestão de Brandão e à futura caminhada liderada por Orleans Brandão.

Orleans Brandão faz explanação aos petistas

Articulação e Presenças

A agenda teve um forte caráter de articulação eleitoral, reunindo nomes de peso que comandam as decisões do partido no estado e em nível nacional. Confira as principais lideranças presentes:

  • Patrícia Carlos: Presidente do PT no Maranhão;

  • Cricielle Muniz: Dirigente estadual e nacional;

  • Márcio Jardim e Jenilson Alves: Dirigentes nacionais;

  • Luiz Henrique Lula, Washington Luiz, Creuzamar de Pinho e Rose Frazão: Dirigentes estaduais;

  • Coordenadores de correntes: Ivaldo Coqueiro (Militância Socialista), Zé Carlos (Resistência Socialista) e Zé Inácio (CNB) e Fernando Silva (CNB).

Compromisso com o Povo

O encontro reflete a sintonia entre as políticas estaduais e federais, focando na manutenção dos avanços sociais e no desenvolvimento econômico do Maranhão através de uma base política sólida e coesa.

"Recebemos hoje as lideranças do PT Maranhão para dialogar sobre o nosso projeto de união pelo estado. É fundamental mantermos esse alinhamento com o partido do presidente Lula para garantir que o Maranhão continue no caminho certo, com diálogo e parcerias que trazem resultados reais para a nossa gente."Carlos Brandão, Governador do Maranhão.

MDB Demonstra Força no Interior e Lança Orleans Brandão ao Governo


Na noite de sábado, 24 de janeiro de 2026, o MDB realizou um expressivo Encontro Regional em Barra do Corda. O evento reuniu lideranças de 23 municípios maranhenses com o objetivo central de oficializar o apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão, atual presidente estadual da legenda, ao Governo do Maranhão.

Articulação e Municipalismo

O tom dos discursos focou na valorização do municipalismo e na experiência de Orleans como Secretário de Assuntos Municipalistas, destacando sua presença nos 217 municípios do estado. As lideranças reforçaram a importância da continuidade do trabalho realizado pela gestão atual.

Lideranças Presentes

O ato contou com uma coalizão de prefeitos, deputados e representantes regionais, entre eles:

  • Prefeitos: Rigo Teles (Barra do Corda), Dr. Júnior (Peritoró e VP da FAMEM), Antonio Coelho (Sítio Novo), Raimunda do Josimar (Fernando Falcão), Walter Azevedo (Sucupira do Riachão), além de gestores de cidades como Presidente Dutra, Colinas, Grajaú e São João dos Patos.

  • Legislativo: Deputada Abigail e Deputado Ricardo Arruda.


Compromisso com o Maranhão

As falas destacaram a capacidade de Orleans em articular soluções junto ao governador Carlos Brandão e a recepção positiva de grupos que anteriormente ocupavam campos opostos.

"Digo com convicção: nunca se fez tanto em tão pouco tempo, e vamos fazer muito mais para continuar desenvolvendo nosso estado e melhorando a vida dos maranhenses", afirmou Orleans Brandão

sábado, 24 de janeiro de 2026

Agenda municipalista do Governo do Maranhão chega a 190 prefeitos atendidos

Os encontros fazem parte da agenda municipalista do Governo do Maranhão voltada ao fortalecimento da parceria entre o Estado e os municípios.

Brandão e Orleans atendem aos gestores municipais

Dando continuidade à agenda municipalista do Governo do Maranhão, o governador Carlos Brandão recebeu, nessa quinta-feira (22), mais seis prefeitos no Palácio dos Leões, em São Luís. Com os novos atendimentos, já são 190 prefeitos recebidos, de um total de 217 municípios maranhenses.

Participaram do encontro os prefeitos:Eudes Barros (Raposa), Adilson Guri (Bela Vista do Maranhão), Dr. Rômulo (Cajapió), Guilherme Aguiar (Primeira Cruz), Facinho (Cândido Mendes) e Izaque Cirino (Luís Domingues).

Durante a reunião, o governador destacou o compromisso do Estado com o fortalecimento dos municípios. “Hoje, demos continuidade à nossa agenda municipalista. Recebemos prefeitos e prefeitas para ouvir as demandas e, em breve, estaremos nos municípios para assinar ordens de serviço e entregar obras estruturantes que mudam a vida das pessoas”, afirmou Carlos Brandão.

O prefeito de Raposa, Eudes Barros, ressaltou os resultados imediatos do encontro. “É muita alegria e felicidade. Apresentamos as necessidades de Raposa e o Governo sinalizou que poderá atender de imediato. Estou saindo daqui com uma ambulância nova para a nossa população. Agradeço, em nome do povo de Raposa, ao governador Carlos Brandão e ao secretário Orleans Brandão pela parceria”, declarou.

Já o prefeito de Bela Vista do Maranhão, Adilson Guri, também avaliou positivamente a reunião. “Fui muito bem recebido, trouxe algumas demandas de Bela Vista do Maranhão e tenho certeza de que serão atendidas pelo nosso governador”, disse.

Brandão e Dr. Rômulo

“Essa reunião foi muito importante. Trouxemos os vereadores, conversamos com o governador e os secretários e conseguimos avançar em diversas pautas. Apresentamos algumas demandas e, no sábado, iremos entregar vários serviços e obras em parceria com o nosso governador”, afirmou o prefeito Rômulo Marques, de Cajapió.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Brandão anuncia R$ 75 milhões para despoluir praias e bairros de São Luis

Mais saúde e praias limpas: Investimento histórico de R$ 75 milhões vai beneficiar 30 bairros de São Luís

O governador Carlos Brandão assinou, nesta terça-feira (20), a ordem de serviço para o início das obras de implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário na capital maranhense. O projeto foca nos sistemas São Francisco e Vinhais e faz parte de um esforço conjunto entre o Governo do Estado e o Governo Federal para elevar os índices de saneamento básico e balneabilidade das praias da Ilha.

Infraestrutura e Meio Ambiente

A iniciativa prevê intervenções robustas que visam elevar a cobertura da rede de coleta de esgoto em São Luís dos atuais 55% para aproximadamente 70%. Além disso, projeta-se que o índice de tratamento de resíduos alcance a marca de 80% após a conclusão das entregas.

As principais frentes de trabalho incluem:

  • Construção de três novas estações elevatórias (Base Aérea, Ponta do Farol e Cohafuma);

  • Implantação de mais de 12 quilômetros de interceptores;

  • Instalação de cerca de 27 quilômetros de rede coletora;

  • Execução de mais de 3.600 novas ligações domiciliares.

Benefícios e Abrangência

O investimento total de R$ 75 milhões beneficiará diretamente cerca de 30 bairros, impactando positivamente a saúde pública e a preservação ambiental da região costeira.

“A obra vai trazer quilômetros de rede, três estações elevatórias e mais de três mil ligações domiciliares. É um grande avanço que vai beneficiar mais de 30 bairros e representa um passo muito importante para o saneamento básico de São Luís”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Outras Entregas em Saneamento

Além do novo pacote anunciado, o governo estadual mantém outras frentes de trabalho para consolidar a infraestrutura sanitária:

  • Recuperação de ETEs: Investimento de R$ 75 milhões na manutenção e ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto do Bacanga, Anil, Vinhais e Ponta d'Areia.

  • Região da Avenida dos Africanos: Obras em fase final para ampliar a coleta nos bairros Coroado e João Paulo.

  • Monitoramento de Balneabilidade: Ações contínuas para reduzir a poluição e garantir a qualidade da água das praias da Grande Ilha.

Estados Unidos oficializam saída da Organização Mundial de Saúde - OMS

EUA oficializam saída da OMS em meio a impasse financeiro e político


Nesta quinta-feira, 22 de janeiro de 2026, os Estados Unidos oficializaram sua retirada da Organização Mundial da Saúde (OMS). A medida cumpre a ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump em seu primeiro dia de mandato, em 2025, retomando uma promessa de sua gestão anterior.

Os Motivos do Rompimento

A Casa Branca justifica a decisão baseada em três pilares principais:

  • Gestão da Pandemia: Críticas à condução da crise da Covid-19 pela organização.

  • Influência Externa: Alegações de falta de independência política e suposto favorecimento à China.

  • Custo Econômico: O governo afirma que as contribuições americanas eram desproporcionais e "já pagaram mais do que o suficiente".

Impasse das Dívidas e Impacto Global

Embora a saída seja oficial, a formalização plena enfrenta barreiras jurídicas. A OMS afirma que Washington possui uma dívida pendente de aproximadamente US$ 260 milhões referente aos anos de 2024 e 2025. Pela legislação americana de 1948, a retirada exige o pagamento integral de obrigações financeiras, ponto que o atual governo contesta.

As consequências imediatas incluem:

  1. Crise Orçamentária: A OMS já reduziu sua equipe de gestão pela metade e cortou projetos globais.

  2. Vácuo de Liderança: A China sinalizou um aumento de US$ 500 milhões em investimentos na agência para os próximos cinco anos, buscando ocupar o espaço deixado pelos americanos.

  3. Segurança Sanitária: Especialistas alertam que a ausência de cientistas e dados dos EUA pode atrasar a resposta global a futuros surtos e epidemias.

"O mundo precisa da OMS, mas a organização falhou em se reformar quando teve a chance", declarou um porta-voz do governo americano.

Em contrapartida, líderes europeus e do Sul Global lamentam a decisão, classificando-a como um retrocesso para o multilateralismo na saúde.

Governo do Estado garante inclusão digital a alunos da rede estadual em Timon


Mais de 3 mil alunos da rede estadual de ensino em Timon agora têm conectividade e acesso a plataformas de conhecimento. Em mais uma edição do Festival Conecta, realizado terça-feira (20), eles receberam tablets com internet entregues pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, pela secretária estadual de Educação, Jandira Dias, e pelo prefeito Rafael Brito.

“Garantir a inclusão digital dos nossos alunos é um dos eixos do Educação de Verdade, o maior programa educacional da história do Maranhão. É fruto da parceria do Governo do Estado com o Governo Lula e com as prefeituras municipais, porque nós acreditamos no potencial dos nossos jovens e queremos que tenham todas as condições para serem profissionais de sucesso”, declarou Orleans Brandão.


O secretário destacou que o programa educacional incluiu também maior repasse de recursos aos municípios para a oferta de transporte escolar, e a melhor qualidade da alimentação oferecida aos estudantes na rede estadual de ensino. “É um investimento mensal de R$ 100 milhões, além das reformas e ampliação das escolas e da garantia de conectividade”, acrescentou Orleans Brandão.

O prefeito Rafael Brito ressaltou a importância dos tablets para a formação dos alunos: “O Governo do Estado está possibilitando conhecimento digital na palma da mão, e investir em educação é prevenir a violência e garantir aos nossos jovens um futuro melhor”.

Para a Unidade Regional de Educação (URE) de Timon - que reúne 22 escolas estaduais, de Timon, Matões, Parnarama e São Francisco do Maranhão - foram destinados 9.400 tablets. No Festival Conecta, 3 mil alunos de nove escolas de Timon receberam os equipamentos. O objetivo é promover a

inclusão digital e modernizar o ensino, ampliando o acesso dos estudantes a tecnologias, garantindo dispositivos móveis com conectividade para fortalecer práticas pedagógicas

inovadoras, reduzir desigualdades educacionais e elevar a qualidade do ensino na rede pública.


O projeto “Tô Conectado” prevê a distribuição de tablets com acesso à internet móvel para 242.404 estudantes do Ensino Médio, Ensino Fundamental, Educação Indígena e Educação

Especial. Cada beneficiado recebe um tablet com chip de internet (20GB mensais) para uso educacional, assegurando acesso a conteúdos digitais, plataformas educacionais e recursos pedagógicos.

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

DEU NA VEJA: O efeito da passagem de Bell Marques pelo pré-Carnaval do Maranhão

Cantor baiano animou foliões em show na orla neste domingo, 18

Por Nara Boechat/ Da VEJA

Mais de 500 mil foliões lotaram a Avenida Litorânea, em São Luís (MA), no circuito Vem Pro Mar, neste domingo, 18, primeiro dia da temporada de festas do pré-Carnaval do Estado. O momento de maior concentração de público foi a apresentação de Bell Marques, que incendiou a animação dos presentes.

"Vou sair dessa festa como um verdadeiro outdoor do Maranhão, desse Carnaval. Vou falar para os quatro cantos do mundo que um Carnaval igual a esse não lembro de ter visto. O Maranhão merece isso tudo", celebrou.

A passagem do baiano pela orla impactou não só os foliões como também a economia da festa. Vendedores ambulantes, trabalhadores informais e pequenos comerciantes ocuparam áreas estratégicas desde cedo, beneficiados pelo fluxo contínuo ao longo de toda a tarde e noite. 

De bandana, em homenagem ao convidado, o governador Carlos Brandão destacou o peso simbólico da ocasião: "Estamos fazendo um carnaval para ficar na história. Estamos fortalecendo o carnaval do Maranhão, com organização, segurança e valorização da nossa cultura".

Grupos políticos opostos apoiam pré-candidatura de Orleans em Passagem Franca


Os dois principais grupos políticos de Passagem Franca, liderados pelo prefeito Chicão da Parabólica e pelo ex-prefeito Marlon Torres, apoiam a pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Estado nas eleições deste ano. As duas alas reconhecem a liderança do governador Carlos Brandão e a força da parceria que tem levado desenvolvimento ao município e a toda a região do Médio Sertão.

“Nosso objetivo é um só: trabalhar por Passagem Franca. Orleans nos ouve e conhece nossas necessidades, sempre empenhado em buscar soluções junto ao governo municipalista que tem obras em todos os municípios. Só temos a agradecer por nos ajudar a superar todas as dificuldades e transformar nossa cidade em um canteiro de obras”, afirmou o prefeito Chicão da Parabólica.


Antes de participar da Cavalgada do Vaqueiro, Orleans Brandão esteve em um encontro político na residência do ex-prefeito Marlon Torres, com o deputado federal Pedro Lucas Fernandes, o pré-candidato a deputado estadual Paulo Casé e dezenas de lideranças locais. Em seguida foi recebido em almoço na casa do deputado estadual Arnaldo Melo, com a presença do prefeito Chicão da Parabólica e seu grupo político.

“Hoje temos um governador municipalista, que apoia os prefeitos, ouve as lideranças políticas, trabalha por todos os municípios e faz o Maranhão crescer, da Baixada Maranhense à Região Tocantina, passando pelo Médio Sertão. Por isso estamos aqui, abrindo as portas da nossa casa com nosso grupo político, para dizer ao Orleans Brandão que conte conosco nessa caminhada”, declarou Marlon Torres.


Orleans Brandão definiu o apoio dos grupos adversários como gesto de grandeza, de quem quer o melhor para Passagem Franca. Ao lembrar dos muitos investimentos estaduais no município, ele destacou a parceria dos deputados Pedro Lucas e Arnaldo Melo, que estão em alas opostas na cidade, mas integram o grupo liderado pelo governador Carlos Brandão.

“Temos um governador que trabalha por todo o Maranhão e esse trabalho precisa continuar. Hoje sou pré-candidato com a certeza de que nada vence o trabalho: já reduzimos a extrema pobreza, batemos recordes na economia, fizemos grandes investimentos em áreas prioritárias como infraestrutura, saúde e educação. Vocês nos dão combustível para continuar trabalhando mais e mais, para o Maranhão avançar ainda mais”, finalizou Orleans Brandão.

Governo Lula salva orçamento do ensino superior cortado pelo Congresso

Alívio no Campus: Governo anula cortes e devolve R$ 488 milhões às federais


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, confirmaram nesta segunda-feira, 19 de janeiro de 2026, em Brasília, a recomposição integral dos recursos que haviam sido cortados do orçamento das universidades e institutos federais pelo Congresso Nacional. O anúncio ocorreu após forte mobilização de reitores e entidades acadêmicas diante da sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 com vetos.

Contexto da Crise Orçamentária

Durante a tramitação do orçamento no final de 2025, o Congresso Nacional aprovou uma redução de aproximadamente R$ 488 milhões nos recursos discricionários destinados ao Ensino Superior. Esse montante representa uma queda de cerca de 7% na verba utilizada para o funcionamento básico das instituições (custeio).

A situação era considerada crítica pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que alertava para o risco de paralisação de serviços essenciais e interrupção de pesquisas.

Impactos Revertidos pela Recomposição

Com a decisão do governo de suplementar o orçamento via decreto (previsto para publicação em 20 de janeiro), os seguintes pontos foram preservados:

  • Manutenção Básica: Pagamento de contas de energia, água, segurança e limpeza.

  • Assistência Estudantil: Garantia de recursos para restaurantes universitários e bolsas de permanência, que haviam sofrido um corte específico de R$ 100 milhões.

  • Pesquisa e Extensão: Continuidade de projetos científicos e serviços à comunidade que dependem de insumos e equipamentos.

  • Institutos Federais: Recomposição de cerca de R$ 200 milhões voltados especificamente para a rede de educação profissional e tecnológica.

Declarações Oficiais

As autoridades destacaram que a medida visa interromper o ciclo de precarização administrativa que as instituições federais enfrentam na última década.

"O governo federal mais uma vez cumpre com o compromisso de recompor o orçamento das nossas universidades. Precisamos de mais recursos, mas este é um passo fundamental para garantir o funcionamento pleno das instituições em 2026."Camilo Santana, Ministro da Educação.

Governo do Maranhão Garante 100% de Conectividade nas Escolas Estaduais com Tecnologia Starlink


O governador Carlos Brandão anunciou, nesta terça-feira (20), em São Luís, a universalização do acesso à internet em toda a rede pública estadual de ensino. Com a instalação de antenas Starlink em 500 unidades escolares no primeiro semestre de 2026, o Maranhão atinge a meta histórica de 100% de cobertura Wi-fi nas suas 1.071 escolas.

Educação e Inclusão Digital

A iniciativa foca em eliminar o abismo digital, especialmente em regiões onde a infraestrutura convencional de internet não chegava. Ao conectar as últimas 500 escolas que ainda careciam de sinal, o governo estadual transforma a sala de aula em um ambiente de possibilidades globais.

  • Cobertura Total: 100% das 1.071 unidades escolares conectadas.

  • Cronograma: Implantação completa das antenas Starlink no primeiro semestre de 2026.

  • Foco Regional: Atendimento prioritário a escolas em áreas remotas e de difícil acesso.

Investimento em Equipamentos

Além da infraestrutura de rede, o Governo do Maranhão está promovendo uma entrega massiva de dispositivos tecnológicos para garantir que o sinal de internet seja transformado em conhecimento prático.

  • 250 mil tablets: Destinados a estudantes da rede estadual (incluindo formandos de 2025) e alunos do IFMA.

  • 30 mil chromebooks: Equipamentos específicos para professores, com internet pronta para uso.

  • Conteúdo: Acesso ampliado a plataformas educacionais e novas metodologias pedagógicas.

Infraestrutura e Tecnologia

A escolha pela tecnologia de satélites Starlink foi estratégica para superar barreiras geográficas, assegurando que a qualidade da conexão seja estável tanto na capital quanto nos municípios mais distantes.

"A iniciativa fortalece o processo de ensino e aprendizagem e amplia o acesso a conteúdos digitais. Internet é ferramenta básica de aprendizagem, e o nosso compromisso é simples e claro: dar capacitação, formação e competitividade aos nossos alunos", afirmou o governador Carlos Brandão.

A secretária de Educação, Jandira Dias, reiterou que a medida é um passo fundamental para democratizar o conhecimento, enquanto o presidente da ATI, Leandro Bello, destacou que a estabilidade da conexão via satélite oferece condições reais para o uso pedagógico contínuo.

domingo, 18 de janeiro de 2026

Dudu Diniz recebe Orleans e Iracema Vale, reafirmando apoio ao grupo liderado por Brandão


O ex-presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar, Dudu Diniz, recebeu, na manhã deste sábado, em sua residência, o secretário de assuntos municipalistas, Orleans Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, e a articuladora política, Audreia Noleto e o senador Weverton Rocha.


O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e agradecer as ações que o governador Carlos Brandão tem realizado na cidade balneária, por intermédio do secretário Orleans Brandão.

“Hoje é um dia muito especial para nosso grupo político, pois discutimos o fortalecimento do nome do nosso amigo Orleans Brandão em toda a cidade. Este momento também foi de agradecimento pelas obras que o governador Carlos Brandão trouxe para nossa cidade, além dos benefícios que ainda estão por vir”, comentou Dudu Diniz.

Liderança em São José de Ribamar

É importante ressaltar que, em 2020, Dudu foi eleito o vereador mais votado da cidade. Posteriormente, assumiu a presidência da Câmara, sendo reconhecido pela sua transparência e pela valorização dos funcionários. Em 2024, concorreu ao cargo de prefeito, obtendo mais de 35 mil votos.

sábado, 17 de janeiro de 2026

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico, neste sábado (17/1)


O Mercosul e a União Europeia (UE) formalizam, neste sábado (17 de janeiro de 2026), a assinatura de um acordo de livre comércio histórico em cerimônia realizada em Assunção, no Paraguai. O evento ocorre no Banco Central paraguaio e marca o encerramento de mais de 25 anos de negociações entre os dois blocos, criando uma zona de livre comércio que abrange cerca de 720 milhões de pessoas e um PIB combinado de US$ 22 trilhões.

Comércio e Integração Econômica

O tratado estabelece a redução gradual e a eliminação de tarifas alfandegárias para a maioria dos bens e serviços trocados entre os blocos. O objetivo é aumentar a competitividade das empresas sul-americanas em um dos mercados de maior poder aquisitivo do mundo.

  • Redução de tarifas: O Mercosul zerará tarifas sobre 91% dos bens europeus em até 15 anos, enquanto a UE eliminará tarifas sobre 95% dos produtos do Mercosul em até 12 anos.

  • Ganhos industriais: Diversos setores terão tarifa zero imediata, incluindo máquinas, equipamentos, automóveis e produtos químicos.

  • Cotas agrícolas: Produtos sensíveis como carne bovina, frango, açúcar e etanol terão cotas de importação com tarifas reduzidas para proteger produtores locais de impactos abruptos.

Compromissos Ambientais

Um dos pilares centrais do novo acordo é a sustentabilidade. As cláusulas ambientais são vinculantes, o que significa que o descumprimento pode levar à suspensão dos benefícios comerciais.

  • Desmatamento zero: Produtos beneficiados pelo acordo não podem estar vinculados ao desmatamento ilegal.

  • Acordo de Paris: Os países reafirmam o compromisso com as metas climáticas globais, sob risco de sanções em caso de violação grave.

O presidente Lula teve papel crucial nas negociações

Próximos Passos e Vigência

Apesar da assinatura formal, o acordo ainda precisa passar por etapas de ratificação interna. A expectativa do governo brasileiro é que o texto seja aprovado pelos legislativos nacionais e pelo Parlamento Europeu ainda no primeiro semestre.

  • Ratificação: Necessita de aprovação nos Congressos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

  • Previsão de entrada em vigor: O vice-presidente Geraldo Alckmin estimou que o acordo passe a valer plenamente no segundo semestre de 2026.

"A gente espera que [o Congresso] aprove a lei ainda neste primeiro semestre e que tenhamos, no segundo semestre, a vigência do acordo. Aí, ele entra imediatamente em vigência. Ganha a sociedade, comprando produtos mais baratos e de melhor qualidade." — Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Agenda municipalista avança e Carlos Brandão recebe mais oito prefeitos em São Luís


Dando continuidade à agenda de reuniões coletivas com gestores municipais, o governador Carlos Brandão recebeu, nesta sexta-feira (16), mais oito prefeitos no Palácio dos Leões, em São Luís. Com o encontro, já são 184 prefeitos atendidos desde o início da iniciativa, e a meta é atender os 217 do estado.


Participaram da reunião os prefeitos Fernando Pessoa (Tuntum), Léo do Banco (Jatobá), Neném Machado (Marajá do Sena), Dr. Milton Gonçalo (Santa Rita), Naila Gonçalo (Bacabeira), Danielly Trabulsi (São Roberto), Daniel Sena (Governador Newton Bello) e Nilsilene do Liorne (Alto Alegre do Maranhão).

Durante o encontro, o governador destacou o compromisso da gestão com o fortalecimento do municipalismo. “Mais um dia de municipalismo no nosso governo. Hoje recebemos mais oito prefeitos e prefeitas, totalizando 184. Aqui nós recebemos os projetos, as propostas, discutimos com prefeitos e vereadores e, depois, vamos aos municípios para assinar ordens de serviço das obras e das ações do governo a partir das demandas apresentadas”, afirmou Carlos Brandão.

O prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, ressaltou a importância da reunião e agradeceu o apoio do Governo do Maranhão. “Foi um momento muito importante aqui no Palácio dos Leões. Fomos recebidos com toda a nossa equipe, vereadores e vice-prefeito, pelo governador Carlos Brandão e pelo secretário Orleans. Pudemos tratar de diversas obras importantes para a cidade e só temos gratidão pela forma como o governo tem ajudado Tuntum”, destacou.

Já o prefeito de Jatobá, Léo do Banco, afirmou que o município já começa a colher os frutos da parceria com o Estado. Segundo ele, foram discutidas obras que serão inauguradas em breve, além da ampliação de ações para a população. “Acabamos de concluir uma reunião muito produtiva com o governador Carlos Brandão, que nos recebeu e atendeu às nossas demandas. Várias ações e obras do Estado já estão prontas para serem inauguradas em Jatobá, e muitas novidades ainda estão por vir”, afirmou.

A prefeita de Bacabeira, Naila Gonçalo, também avaliou positivamente o encontro. “Foi uma reunião excelente com o governador Carlos Brandão, um gestor municipalista que se preocupa de fato com os municípios. Bacabeira em breve terá grandes novidades e melhorias para a população”, concluiu.

Com a continuidade das reuniões, o Governo do Maranhão segue fortalecendo a parceria com os municípios, priorizando o diálogo, o planejamento e a execução de ações que impactam diretamente a vida da população.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Assembleia emite Nota de Pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual Chico Gomes


A Assembleia Legislativa do Maranhão expressa seu mais profundo pesar pela morte do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Viana, Francisco de Assis de Castro Gomes (Chico Gomes), aos 83 anos, ocorrida nesta quinta-feira (15).

Chico Gomes deixa um legado de muito trabalho e dedicação à vida pública, sempre preocupado com o desenvolvimento da sua região, a Baixada Maranhense, e com todo o Maranhão. Por onde passou, ocupando funções estratégicas, consolidou sua marca de gestor eficiente e dedicado.

Neste momento de despedida e dor, manifestamos, também, nossa solidariedade à família, amigos e conterrâneos de Chico Gomes, desejando que Deus garanta a todos o conforto necessário para superarem essa irreparável perda.

Iracema Vale
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Com recorde de público em São Luís, Carnaval do Maranhão encerra sem registro de ocorrências graves nos circuitos oficiais

O Carnaval do Maranhão 2026 entrou para a história pelo recorde de público e pela segurança. Foram mais de 5,4 milhões de pessoas nos circui...