Assembleia Legislativa do Maranhão

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Dia Nacional do Bumba Meu Boi em 30 de junho foi instituído por lei de Carlos Brandão


Apaixonado pela cultura popular maranhense, não é de hoje que o governador Carlos Brandão (PSB) trabalha para incentivar as manifestações do setor no estado. Como deputado federal, é dele a Lei n° 12.103/2009, que instituiu o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, comemorado hoje, 30 de junho.

“Essa paixão me motivou a apresentar um projeto de lei para a instituição do Dia Nacional do Bumba Meu Boi, exatamente 30 de junho. À época, eu era deputado federal. A ideia foi aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência da República, sob a Lei n°12.103/2009, que significa o reconhecimento da importância dessa manifestação popular para a cultura brasileira, considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como ‘Patrimônio Cultural do Brasil’", afirmou Brandão em artigo sobre o assunto.

A lei reforça nacionalmente a relevância da data, já marcada como Dia de São Marçal e do Encontro de Bumba Meu Boi de Matraca, que reúne uma multidão no bairro João Paulo, em São Luís.

“Quando propus a instituição da data comemorativa em alusão ao Bumba Meu Boi, que aliás é dia de São Marçal, não pensei apenas em homenagear a dança, o enredo. Pensei em valorizar as pessoas que fazem rodar essa grande máquina. Uma máquina de produzir beleza, alegria, satisfação e histórias que levaremos para tantas e tantas gerações. Uma homenagem àqueles que se dedicam em manter muito vivo esse elemento tão forte de nossa história, de nossa cultura”, assinalou o governador, que em 2025 também assegurou o ponto facultativo na data, para que todos pudessem celebrar o bumba-boi.

Mais de 25 mil devotos participam de homenagem na Capela de São Pedro

 

Mantendo a tradição de mais de 80 anos, mais de 25 mil pessoas amanheceram na Capela de São Pedro, em São Luís, no domingo (29), de acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA). O grande público celebrou o santo padroeiro dos pescadores. A festa no largo da capela, no bairro Madre Deus, começou ainda na noite do dia 28, seguiu por toda a madrugada. 

Ao som de matracas, pandeirões e outros instrumentos, grupos folclóricos do Maranhão prestaram reverência ao santo com uma parada na Casa das Minas, localizada na Rua de São Pantaleão, no Centro de São Luís. Depois seguiram em cortejo até a Capela de São Pedro, arrastando milhares de pessoas que foram conferir a festa que é uma das mais tradicionais do período junino e, por isso, faz parte da programação oficial do Maior São João do Mundo, promovido pelo Governo do Maranhão.

Por meio das redes sociais o governador Carlos Brandão destacou a importância da festa, “O tradicional Encontro de Bois na Capela de São Pedro é expressão viva da fé, da ancestralidade e da riqueza cultural do nosso povo. Mais uma vez, milhares de maranhenses celebraram juntos esse momento de devoção e alegria. Viva São Pedro”, ressaltou.

E ao longo de toda a madrugada e manhã do dia 29 grupos tradicionais como os bumba-meu-boi da Maioba, Maracanã, Santa Fé, além de grupos de tambor de crioula passaram pelo entorno da Capela de São Pedro, Casa das Minas e Casa de Nagô para agradecer ao santo por mais um ano de festejo junino.

Pagamento de promessa

Se para o público em geral o tradicional encontro de grupos de bumba meu boi na Capela de São Pedro é o culminar de um mês de festa e folclore, para os brincantes dos grupos juninos, a festa é um momento de agradecimento por mais uma temporada de festividades.

“É muita emoção estar na Capela de São Pedro. O São João é uma promessa que eu pago todos os anos com muito prazer”, disse a brincante do Bumba Meu Boi Brilho de Central do Maranhão, Domingas da Silva.

Rafael Lima, organizador de bumba meu boi disse que o tradicional encontro de grupos de bumba meu boi na Capela de São Pedro é um momento de resgate da fé. “Não apenas da fé ao santo católico que é São Pedro, mas principalmente da fé que cada um carrega dentro de si. Essa promessa é renovada a cada ano, agregando cada vez mais pessoas para manter esta tradição”, comentou.

Turistas

Como ocorre todos os anos, além do público ludovicense e maranhenses de outros municípios do estado, o tradicional encontro de grupos de bumba meu boi na Capela de São Pedro atraiu turistas de todo o Brasil como Estefânia Arraias, de Teresina (PI). “Este é o meu primeiro São João aqui no Maranhão e eu estou adorando. Está sendo uma experiência incrível. Vim conhecer a Capela de São Pedro e aprendi até a tocar matraca”, disse.

Caio Oliveira, turista de Salvador (BA), disse que foi uma emoção imensa estar na Capela de São Pedro. “A gente lá da Bahia se irmana com o Maranhão, pois mesmo sendo estados bem diferentes, é muito próximo. É uma tradição que puxa as nossas raízes de brasileiro. É uma honra enorme vivenciar isso tudo”, comentou.

Maranhenses

O público maranhense, acostumado há mais de 80 anos de tradição, também não perdeu a festa. “O São João do Maranhão tem uma representatividade muito grande. Nossa cultura é muito rica e a gente precisa valorizar isso. Todos os anos eu venho para a Capela de São Pedro e é sempre um momento muito incrível, cheio de muita esperança e muita fé”, afirmou o fotógrafo Leanderson Guerra.

O administrador Valdiner Rocha também falou da experiência de vivenciar o tradicional encontro de grupos de bumba meu boi na Capela de São Pedro. “Eu nasci dia 23 de junho, véspera de São João. Então, como maranhense eu nasci no meio dessa festa. É uma emoção inexplicável. Além da cultura, tem muita emoção, muita fé e muito amor”, contou.

Para garantir a tranquilidade de brincantes e da população o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), destacou policiais militares, que fizeram cinturão com barreiras e revistas na região da capela para coibir ações criminosos.

A programação do Maior São João do Mundo segue na segunda-feira (30) quando será celebrado o último dos santos juninos, São Marçal, com o tradicional encontro de grupos de bumba-meu-boi no bairro João Paulo, em São Luís. 

Já o tradicional Arraial do Ipem segue até o dia 13 de julho, na Avenida A do bairro Calhau, com programação variada.

Presidente da Assembleia participa do lançamento do projeto “Terra para Elas” no município de Rosário

 

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, neste sábado (28), da solenidade de lançamento do programa “Terra para Elas”, realizada no Quilombo Bela Vista, no município de Rosário. A iniciativa é coordenada pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e integra a política estadual de fortalecimento da agricultura familiar e da autonomia feminina no campo.

O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão; do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; do prefeito de Rosário, Jonas Magno; de deputados estaduais; além de representantes do Consórcio da Amazônia Legal, da ONU Brasil e da embaixada do Canadá.

Durante a cerimônia, Iracema Vale destacou a importância do projeto como ferramenta de transformação social e valorização das mulheres do campo.

“Entregar títulos às mulheres é um belíssimo trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e do Iterma. Um passo importante para garantir dignidade, segurança e empoderamento às trabalhadoras rurais”, afirmou a parlamentar.

O governador Carlos Brandão também celebrou o momento. “Realizar sonhos é algo que me inspira e faz bem para a alma. Ver a alegria do povo quilombola me deixa profundamente feliz, pois sabemos o quanto esse projeto transformará vidas”, disse.

O programa “Terra para Elas” prevê a emissão de 2.500 títulos de terra para mulheres maranhenses, além da capacitação de 5.000 trabalhadoras em manejo agrícola integrado à bioeconomia, empreendedorismo e gestão de recursos naturais. A iniciativa também visa fomentar o acesso ao crédito rural, apoiar a geração de renda, implantar sistemas de monitoramento fundiário, capacitar agentes comunitários e fortalecer a fiscalização ambiental com uso de tecnologia.

“O governador Carlos Brandão colocou a regularização fundiária como uma das prioridades do seu governo. Hoje, o Maranhão escreve um capítulo histórico, e esse capítulo tem o nome delas”, afirmou o presidente do Iterma, Anderson Ferreira.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Catulé Júnior é empossado terceiro vice-presidente da Mesa Diretora

 

Em sessão extraordinária convocada e comandada pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), nesta quinta-feira (26), foi eleito com 31 votos e empossado terceiro vice-presidente da Mesa Diretora da Alema o deputado Catulé Júnior (PP). Ele disputou o cargo com o deputado Fernando Braide (PSD), que obteve 9 votos. Foi registrada a ausência dos deputados Ariston (PSB) e Fabiana Vilar (PL).

A eleição decorreu da vacância do cargo em decorrência da perda do mandato de Hemetério Weba e em cumprimento aos requisitos previstos no artigo 8º do Regimento Interno da Assembleia.

Os deputados Neto Evangelista (União) e Ana do Gás foram designados escrutinadores do processo de eleição. Rodrigo Lago (PCdoB) e Dr. Yglésio (PRTB) foram indicados, respectivamente, fiscais dos candidatos Fernando Braide e Catulé Júnior.

Agradecimento

O deputado Catulé Júnior agradeceu os votos e disse que sua eleição para terceiro vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia aumenta seu senso de responsabilidade e representa o reforço na unidade da base do governo no Parlamento Estadual.

“De forma especial, agradeço à bancada do meu partido, o Progressista (PP), composta, também, pelos deputados Arnaldo Melo, Júnior França e Helena Duailibe, e aos deputados que representam Caxias nesta Casa: Adelmo Soares (PSB), Daniella (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT). Estou à disposição da Casa e de todo o povo do Maranhão”, complementou.

Biografia

Antonio José Bittencourt de Albuquerque Júnior, mais conhecido como Catulé Júnior, tomou posse no cargo de deputado estadual, em janeiro deste ano, em substituição ao deputado Rildo Amaral (PP), que se elegeu e foi empossado no cargo de prefeito de Imperatriz.

Catulé Júnior nasceu em Caxias (MA), em 6 de março de 1981. É filho do vereador caxiense Catulé e da servidora pública federal Maria do Rosário de Fátima Albuquerque (in memorian). É pai de três filhos.

Iniciou na pré-escola no Jardim São Luís, em Caxias/MA. Na mesma cidade, cursou o Ensino Fundamental no Colégio São José. E, em São Luís, cursou o Ensino Médio no Colégio Dom Bosco Renascença.

É formado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Ceuma), pós-graduado em Direito Municipal pela Escola Superior de Advocacia do Piauí e tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Advogado militante há mais de 18 anos, foi diretor regional da Escola Superior de Advocacia da OAB Maranhão, e Conselheiro Federal da OAB, representando o Maranhão.

Catulé Júnior exerceu o cargo de secretário municipal de Governo, Articulação Política e Segurança Pública de Caxias de 2016 a 2018, e esteve à frente da Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão de fevereiro de 2019 a abril de 2022.

Nas eleições de 2022, candidato pelo PP (Partido Progressistas), recebeu 34.847 votos do povo maranhense. Tem a geração de emprego e renda, a segurança pública e a defesa do turismo como vetor de desenvolvimento como as suas principais bandeiras.

(Agência Assembleia)

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Brandão formaliza parceria de 100 milhões de dólares para recuperação de áreas de floresta no Maranhão

 

governador Brandão em Londres

O governador Carlos Brandão está cumprindo missão internacional em Londres, Inglaterra, onde participa da Semana de Ação Climática, evento pré-COP30 que ocorre em novembro em Belém (PA). Em um dos primeiros compromissos da agenda foi formalizada uma parceria que garantirá mais de US$ 100 milhões em investimentos para a recuperação de áreas de floresta, regularização fundiária e combate às queimadas no Maranhão. 

Realizada na capital inglesa até o dia 27 deste mês, a Climate Action Week (Semana de Ação Climática) é um evento anual que reúne especialistas e organizações de diversas áreas para discutir e promover ações relacionadas a mudanças climáticas.


Em reunião com representantes do Mercuria Energy Group, uma multinacional suíça de comercialização de commodities, foi formalizada uma aliança estratégica para a execução de projetos de restauração de florestas no estado. 

Durante a reunião, o governador Carlos Brandão informou que já há uma parceria do Governo do Maranhão com a multinacional em execução no estado, e que o novo acordo vai garantir mais benefícios para a população maranhense.
“Nós já temos uma parceria com o Mercuria no município de São Bento, onde construímos o maior viveiro público do Brasil para plantio de açaí e recuperação de áreas degradadas. Agora nós apresentamos um novo projeto, que foi aprovado por eles. Com isso, vamos expandir esse trabalho que, com certeza, vai ser um exemplo de recuperação de áreas degradadas na na COP-30, servindo de modelo para o Brasil e o mundo”, ressaltou Brandão.

Por meio do Fundo Silvania, o grupo investirá mais de 100 milhões de dólares para recuperação de áreas degradadas, intensificar a regularização fundiária e combater queimadas, por meio dos programas Floresta Viva, Paz no Campo e Maranhão Sem Queimadas.


Enric Arderiu, vice-presidente do Mercuria Energy Group, informou que a parceria com o Governo do Maranhão visa conseguir o maior impacto possível dentro dos programas estaduais. “Inicialmente, o foco estará nas terras degradadas, onde é possível fazer a maior recuperação possível em menor tempo. Depois vamos expandindo para outras áreas, ampliando esse trabalho e atingindo o maior resultado possível dentro dos projetos”, explicou.

Programa Floresta Viva

O programa recupera áreas degradadas, fortalece cadeias produtivas sustentáveis e estimula o manejo responsável dos recursos naturais. São mais de 100 famílias beneficiadas no maior viveiro público do Brasil, localizado no município de São Bento. Mais de 1.200 kg de sementes já foram distribuídas a diversos municípios maranhenses, totalizando 1 milhão de sementes entregues a Anapurus, São Bento, Paço do Lumiar, Pastos Bons, Gonçalves Dias e Santa Luzia. O programa segue em expansão para outras cidades, como Anajatuba, criando alternativas de renda com espécies nativas.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, destacou a importância do programa já em execução no município de São Bento, bem como os avanços que o Maranhão tem avançado muito na área ambiental. “Aqui em Londres nós sentamos com um dos maiores fundos de investimento em meio ambiente, garantindo recursos para preservar nossos recursos naturais, gerando emprego e renda no nosso estado. Isto é prova da segurança jurídica do estado para a atração de novos investidores, aliando a pauta ambiental, de regularização fundiária com os debates nacionais e internacionais do setor”, disse.

Programa Paz no Campo

A ação garante a regularização fundiária e valoriza as comunidades rurais e tradicionais do Maranhão. Até o momento mais de 14 mil títulos de terra já foram entregues, beneficiando mais de 18 mil famílias. No Eixo Quilombola, 24 comunidades foram tituladas, atendendo 1.400 famílias.

Maranhão Sem Queimadas

Desde 2020, as ações são direcionadas aos municípios com maior índice de queimadas, incluindo formação de brigadistas, doações de equipamentos, ações educativas e capacitações, que tiraram o Maranhão da 2ª posição para a 4ª em número de queimadas. A meta é atender todas as cidades onde há alta ocorrência de focos. O trabalho vem reduzindo impactos ambientais negativos, como degradação dos ecossistemas e perda de biodiversidade, garantindo benefícios para toda a população.

Potencial maranhense


Celso Fiori, diretor do Mercuria Energy Group no Brasil, destacou que o Maranhão é o estado brasileiro com maior potencial de recuperação de áreas degradadas. “O Maranhão tem Amazônia, Cerrado, Caatinga e manguezais. Consequentemente, é um estado que traz muitas oportunidades de desenvolvimento em soluções baseadas na própria natureza, envolvendo as comunidades e aumentando a biodiversidade. Além disso, é um estado no qual nós temos a confiança necessária para fazer os investimentos”, afirmou.

Peter Seligman, presidente do Conselho do Silvania Conservation International, afirmou que a parceria entre o Governo do Maranhão e o Fundo Silvania é um conceito pioneiro. “A ideia é que as duas partes trabalhem juntas para garantir que os esforços de reflorestamento no estado beneficiem o povo do Maranhão. Este projeto abrange não apenas o meio ambiente, mas também o combate à pobreza, por meio de novas oportunidades para as comunidades”, pontuou.

A parceria entre o governo do Estado e o Mercuria Energy Group foi captada pela Investe Maranhão. “Ao longo desta semana aqui, em Londres, vamos debater diversas potencialidades para tecnologia sustentável e bioeconomia. Essa parceria com o Mercuria é fundamental para as políticas de sustentabilidade no nosso estado, pois vai garantir um investimento superior a US$ 100 milhões na recuperação ambiental por meio dos programas inovadores do Governo do Maranhão, que vão reverberar no desenvolvimento econômico e social do estado”, comentou Cauê Aragão, presidente da Investe Maranhão.

O Fundo Silvania foi criado para investir, exclusivamente, em soluções climáticas naturais globais para apoiar a concretização das metas do Acordo de Paris e da Iniciativa 30×30 da ONU, além de conectar mercados, promover a transição energética e sua ambição de ajudar o mundo a atingir o Net Zero.


Semana de Ação Climática

Iniciada dia 23 deste mês, em 2025 a Semana de Ação Climática tem destaque especial em razão da COP30, que ocorre em Belém (PA), em novembro, sendo importante para destacar políticas públicas e iniciativas privadas que garantam a preservação da floresta e dos povos amazônicos.

O financiamento climático em países em desenvolvimento, como o Brasil, deve ser o legado da COP30, que herdará a meta estabelecida na COP29 de mobilizar US$ 1,3 trilhão para financiamento climático até 2035. 

O Maranhão tem participado dos eventos pré-COP exatamente para atrair os olhares desses investidores. A presença do Maranhão fortalece a atração de recursos para programas como o Floresta Viva e o Paz no Campo. O estado já atraiu recursos do Canadá para o Programa Terras para Elas, por meio do Fundo ONU-Brasil.

Em Londres, a missão oficial maranhense tem como objetivo formalizar investimentos internacionais em restauração florestal com regularização fundiária no estado. A parceria com fundos privados viabilizará a recuperação de áreas degradadas com espécies nativas e frutíferas, gerando renda às famílias, segurança jurídica e acesso ao mercado de créditos de carbono.

(Secom)


terça-feira, 24 de junho de 2025

Brandão e a primeira-dama do Maranhão participam de audiência com o papa Leão XIV, no Vaticano

Brandão ao lado do Papa Leão XIV

Como parte dos compromissos previstos em nova missão internacional na Europa, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e a primeira-dama Larissa Brandão, participaram neste sábado (21), de audiência com o papa Leão XIV, no Vaticano. O momento faz parte da programação do Jubileu dos Governantes, que reúne parlamentares e delegações de 68 países.

O Jubileu dos Governantes é um convite da Igreja Católica para que todos os governantes e administradores redescubram a esperança e usem essa experiência da gestão pública para iluminar os tempos atuais. A audiência com o papa no Vaticano também contou com a presença de representantes da Frente Parlamentar Católica do Brasil.

O líder religioso discursou e abençoou as delegações de diversos países, destacando a importância de governar para os que mais precisam. O governador Carlos Brandão ressaltou que leva as bênçãos do santo padre a todos os maranhenses.

“Estivemos, na companhia de várias delegações internacionais, com o papa Leão XIV no Vaticano, que abençoou a todos os presentes e, desta forma, abençoou a vários países, a vários estados. Fiquei muito feliz, porque eu levo essa bênção para todos os maranhenses, para que a gente possa ter mais fé, mais esperança, mais oportunidade a todos os maranhenses”, destacou o governador.

Agenda na Itália e na Inglaterra

A audiência com o Papa Leão XIV sucedeu outras agendas institucionais do governador maranhense em solo europeu. Na sexta-feira (20), Carlos Brandão e a primeira-dama foram recebidos pelo embaixador Everton Vargas, que esteve presente na posse do papa Leão XIV e representa o Brasil no Vaticano.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação do Maranhão Livre da Fome, programa executado pela gestão estadual que tem como objetivo a retirada de mais de 430 mil pessoas da extrema pobreza, com a articulação de ações de transferência de renda, capacitação e assistência em saúde.

Também esteve presente ao evento, o embaixador do Brasil na Itália Renato Mosca de Souza, que além das relações do Brasil com a Itália, atende as relações com as repúblicas de San Marino e Malta. O embaixador recebeu o convite do governador para participar da cerimônia solene de entrega do título do novo Patrimônio Mundial Natural, os Lençóis Maranhenses, que acontecerá em Barreirinhas.

Ainda durante a agenda internacional, o governador tratará de temas importantes para o desenvolvimento do Maranhão com sustentabilidade e justiça social. Além do Jubileu dos Governantes organizado pelo Vaticano, Brandão também participará da Semana de Ação Climática que será realizada entre os dias 23 a 26 em Londres, na Inglaterra..

Ano Jubilar

Celebrado a cada 25 anos nos tempos atuais, essa tradição católica marca um período de perdão, reconciliação e renovação espiritual. O Jubileu é um chamado aos católicos e também a toda humanidade para praticarem atos de fé, orações e obras de caridade. O tema deste ano foi definido como “Peregrinos de Esperança”, ainda em 2022 pelo falecido Papa Francisco, e convida todos à resiliência na esperança e na fé, mesmo diante de atos de violência e falta de amor registrados no mundo atual.

Veja mais fotos...

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Ataque americano e ameaça do Irã: reflexos na economia

 Por Miriam Leitão

Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, o que os especialistas da área de petróleo mais temiam era que os ataques fossem estendidos para o Irã e que o país respondesse com o fechamento do Estreito de Ormuz. O Parlamento iraniano já aprovou o fechamento, mas ainda é preciso passar pela avaliação do Conselho Supremo de Segurança Nacional e pelo aiatolá Khamenei para entrar em vigor. Apenas a ameaça do fechamento já se refletiu no aumento do preço do petróleo. Isso porque entre 20% e 30% da produção global do óleo passa por lá. Quase todo o petróleo saudita, grande fornecedor do mundo, é escoado pelo estreito que fica entre o golfo de Omã e o golfo Pérsico. O Estreito de Ormuz é um dos gargalos da navegação internacional e seu fechamento afetaria a oferta do petróleo, o que teria impacto na economia global, inclusive na brasileira.

O que aconteceu neste fim de semana é que mudou a natureza do conflito no Oriente Médico com a entrada dos Estados Unidos, até então era uma guerra de Israel contra o Irã. E Donald Trump deu sinais ambíguos sobre a sua participação. No domingo, após o ataque a três instalações militares, onde seria feito o enriquecimento de urânio, as primeiras manifestações de representantes do governo americano, como o vice-presidente J.D. Vance e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, foi no sentido de que essa não era uma guerra para a mudança do regime, que os ataques estavam focados em acabar com a pretensão iraniana de desenvolver armamento nuclear.

Estreito de Ormuz é uma região entre Irã e Omã — Foto: Reprodução/Nasa

O ataque americano ao Irã deixou o mundo mais incerto e isso pode afetar as perspectivas de corte dos juros nos Estados Unidos. Apesar do Banco Central americano, o Fed, ter mantido a taxa na última quarta-feira, havia uma indicação de corte durante o ano. A escalada do conflito no Oriente Médio, no entanto, tem um impacto inflacionário direto. Se o petróleo subir, o repasse para os preços ao consumidor é automático, não é uma discussão. Diferentemente do que acontece no Brasil, em que uma empresa dominante pode segurar os preços, nos EUA a alta do valor do barril chega rapidamente à bomba.

No Brasil, estávamos comemorando a queda da inflação, com o arrefecimento, especialmente, dos preços de alimentos. Os combustíveis tiveram recentemente uma redução do preço, com o recuo no mercado internacional do valor do barril e da cotação do dólar. Agora fica tudo em suspenso. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse na última quarta-feira que ainda não era hora de falar em aumento de preço de combustível. Mas é fato que não há mais perspectiva de novas queda.

O momento é de torcer para que esse cenário não se confirme e essa guerra não vá adiante. Mas os sinais são muito ruins, principalmente pela imprevisibilidade do líder da maior economia do mundo.

Arraial da Assembleia é sucesso e encerra com noite de exaltação à cultura popular do Maranhão

 

A presidente Iracema Vale entre brincantes

Uma grande festa da cultura popular em seus mais diversos aspectos. Assim foi o Arraial da Assembleia, sucesso no período e que foi encerrado neste domingo (22), com muita animação, música e dança. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público que, mais uma vez, lotou o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.

A presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), avaliou esta edição de forma muito positiva. “O Arraial da Assembleia comprovou que é uma festividade que o público aprova, que o povo do Maranhão gosta. As famílias compareceram e aproveitaram bastante. É uma diversidade cultural muito grande e a Assembleia cumpre o seu papel de fomentar a cultura, de apoiar as brincadeira que são genuinamente maranhenses, não só da grande São Luís, mas de outros locais como Lençóis, Munim, Baixo Parnaíba, então, a gente está muito feliz e grata por, junto com os deputados, promover esse momento maravilhoso de confraternização com o povo do Maranhão”, destacou Iracema Vale.

Também prestigiaram o último dia de arraial, os deputados Wellington do Curso (Novo), Adelmo Soares (PSB) e Daniella (PSB), além do secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população. Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção a nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”, frisou a deputada Daniella que estava acompanhada de parte de sua família.

O parlamentar Adelmo Soares parabenizou a deputada Iracema Vale pelo trabalho realizado no Arraial da Assembleia. “Esta é uma festa linda. Quero, mais uma vez, parabenizar a presidente Iracema Vale por mais um belo e maravilhoso São João realizado aqui na Assembleia Legislativa do Maranhão. Atrações maravilhosas, encerramento lindo, muita segurança, festa e alegria”, pontuou o deputado.

Presente em todas as quatro noites do evento, o deputado Wellington do Curso era um dos mais animados. “O Arraial da Assembleia já está deixando saudades. Nas minhas veias pulsam a cultura maranhense e, por isso, eu participo todos os anos, todas as noites. Com muita segurança, atrações locais, comida típica, este arraial, para nós, é motivo de alegria”.

O secretário Orleans Brandão, representando o governador Carlos Brandão, exaltou a importância do Arraial da Assembleia para a cultura do Maranhão. “Esta festa que a Assembleia faz em seu arraial é muito linda. Em nome da presidente Iracema, quero parabenizar todos os deputados. Este é um espaço para celebrarmos nossas tradições”, disse o secretário.

Leia mais e galeria de fotos...


sexta-feira, 20 de junho de 2025

Arraial da Assembleia assegura espaços para crianças, idosos e pessoas com deficiência

 

O Arraial da Assembleia, aberto oficialmente na noite desta quinta-feira (19), conta com uma ampla estrutura para deixar o público mais seguro e confortável. Um dos principais destaques diz respeito a espaços específicos criados para crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Para garantir a inclusão e acessibilidade a todos que estão participando da festança, o Arraial da Assembleia foi preparado com rampas para cadeirantes ou pessoas com baixa mobilidade, e há mesas e cadeiras disponíveis nos espaços das barracas, além da presença de intérpretes de Libras durante as apresentações culturais.

A presença no palco de um tradutor e intérprete de libras, estrategicamente posicionado, ajuda na comunicação entre pessoas ouvintes e com deficiência auditiva.

a presidente Iracema Vale, ladeada por brincantes

O diretor geral da Assembleia Legislativa, Ricardo Barbosa, explicou que a Alema avança cada vez mais em suas políticas internas de inclusão.

“Por uma expressa determinação da presidente da Casa, a deputada Iracema Vale, temos tido sempre um olhar e uma atenção especial para o lazer das crianças, o acesso de pessoas com deficiência e espaços para artesãos e pequenos comerciantes, que estão tendo a oportunidade de apresentar e comercializar seus produtos”, afirmou Ricardo Barbosa.

Ele salientou que, mais uma vez, neste ano, repete-se a parceria com o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), o que possibilitou a abertura de espaços para artesãos que estão comercializando seus produtos no Arraial da Assembleia.

Este ano, repetiu-se também um espaço reservado aos beneficiários do programa ‘Mais Renda’, do Governo do Estado. Cada um dos 11 beneficiários do programa ocupa espaço próprio, ao lado do palco, e conta com equipamento padronizado para comercializar produtos diferenciados.

Ricardo Barbosa assinalou que, além do estacionamento na área do Multicenter Sebrae, foi instalado um estacionamento na área interna da Assembleia exclusivamente para atender pessoas com mobilidade reduzida.

Em toda a área do Arraial da Assembleia, há placas de prioridade e rotas de acesso. Além disso, todas as barracas possuem acessibilidade nos caixas e no atendimento.

Bem próximo ao palco, foi instalado um espaço específico para abrigar idosos e pessoas com deficiência. Os ambientes foram tomados por uma alegria contagiante na programação da noite inaugural.

“Só tenho a louvar essa ideia dos organizadores deste arraia, de garantir o acesso de cadeirantes e de deixá-los mais à vontade em um espaço como este”, afirmou o servidor público José Eusébio Ribeiro dos Santos, de 52 anos.

José comentou que achou também muito interessante o fato de, além do palco, haver no local telões instalados em pontos estratégicos para o público apreciar os espetáculos.

Quem também gostou da ideia foi o aposentado Francisco Ivan Padilha, de 76 anos. Ele elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa e disse que chegou ao local em uma cadeira de rodas por conta de uma recente cirurgia para corrigir complicações decorrentes de uma artrose.

Dizendo-se surpreso por ter vindo pela primeira vez ao Arraial da Assembleia, ‘Seu” Francisco reagiu super animado logo às primeiras apresentações da noite: o grupo Raimundinho Forró Pé no Chão, a Quadrilha Busca Pé da Ilha, o Bumba Meu Boi d’Itapari, a Dança Portuguesa Vira Lusitanos, o Boi de Upaon-Açu, o Boi Valente da Ilha e o Bumba Meu Boi de Upaon-Açu. “Está muito legal. Tudo de bom”, exclamou ‘Seu’ Francisco Ivan, visivelmente emocionado.

(Agencia Assembleia)


quarta-feira, 18 de junho de 2025

Novo PAC destina R$ 400 milhões para abastecimento de água em áreas rurais

 

O Ministério das Cidades publicou no Diário Oficial da União, no dia 11 de junho de 2025, a Portaria nº 546, que estabelece as regras para o processo de seleção de propostas para obras de abastecimento de água em áreas rurais, dentro do eixo “Água para Todos”, integrante do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A medida tem como objetivo ampliar o acesso à água potável em comunidades rurais, promover desenvolvimento sustentável, melhorar a qualidade de vida e reduzir desigualdades sociais.

Ao todo, o Novo PAC destinará R$ 400 milhões para financiar projetos de abastecimento de água em áreas rurais. Segundo o Ministério das Cidades, a ação beneficia diretamente 776 municípios elegíveis em todo o país, reforçando o compromisso com o fortalecimento das comunidades rurais e a garantia de direitos fundamentais, como o acesso à água potável.

O processo de seleção será realizado em três etapas, sendo elas: apresentação de propostas, análise e enquadramento técnico, e, por fim, a seleção das iniciativas. As propostas devem ser apresentadas exclusivamente pelos governos estaduais, por meio de cartas-consulta eletrônicas, utilizando a plataforma oficial do governo, Transferegov.br. O prazo para envio é de 20 dias, contados a partir da publicação da portaria no Diário Oficial da União.

Participação dos estados

Cada proposta deve contemplar um município específico, podendo incluir diversas localidades rurais dentro de seus limites. A responsabilidade pela submissão das propostas é dos chefes do Poder Executivo estadual, sendo vedada a participação direta de prefeituras ou outras entidades.


Para serem enquadradas, as propostas devem atender a uma série de critérios técnicos, como a comprovação de que a intervenção ocorrerá em área classificada oficialmente como rural, conforme os parâmetros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); a garantia de que a localidade não está sob concessão de empresas privadas de saneamento; além da apresentação de documentação técnica, como anteprojetos, projetos básicos ou executivos, a listagem das comunidades beneficiadas e o quadro detalhado de composição dos investimentos.

A portaria também permite que, de forma complementar, os projetos incluam a construção de banheiros domiciliares para famílias que não disponham dessa infraestrutura, desde que estejam diretamente vinculados à obra de abastecimento de água. Não serão aceitas propostas que tenham como único objeto a construção de sanitários.

Priorização de áreas

No momento da análise técnica, as propostas serão priorizadas a partir de critérios como o déficit de abastecimento de água nas áreas rurais, conforme dados oficiais do IBGE; o nível de detalhamento dos projetos apresentados; a existência de licenciamento ambiental e titularidade da área, quando exigidos; além da possibilidade de integração com obras já iniciadas em etapas anteriores do PAC e a existência de projetos de engenharia previamente financiados pela União.

A seleção das propostas está condicionada à disponibilidade orçamentária de R$ 400 milhões, valor já alocado para essa finalidade no âmbito do Novo PAC. O Ministério das Cidades ressalta que, após a conclusão das análises, será publicada oficialmente a relação dos projetos selecionados, com os municípios contemplados e os valores destinados a cada intervenção.

A portaria, assinada pelo ministro das Cidades, Jader Fontenelle Barbalho Filho, entrou em vigor na data de sua publicação e de acordo com o governo, representa um avanço significativo na promoção de infraestrutura hídrica para comunidades rurais, reafirmando o compromisso do Estado brasileiro com o desenvolvimento social, econômico e ambiental das populações mais vulneráveis.

(Portal Sustentabilidade)

Brasil sai pela segunda vez do Mapa da Fome

Por César Soares O Brasil está oficialmente fora do Mapa da Fome. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 28 de julho, pela  Organização da...