Assembleia Legislativa do Maranhão

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Brasil Pressiona por Negociação Tarifária Imediata e Enviará "Tropa de Choque" aos EUA


O governo brasileiro está acelerando as tratativas para iniciar, o quanto antes e no mais alto nível, as negociações com os Estados Unidos sobre as tarifas impostas recentemente. Após o encontro positivo entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump no domingo, negociadores das duas nações começaram a formatar o prosseguimento dos contatos em uma reunião na Malásia nesta segunda-feira.

O Planalto deseja que a próxima rodada de conversas ocorra já na semana que vem, em Washington. Para isso, planeja enviar uma “tropa de choque” composta pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio).

O "Gesto de Boa Vontade" Esperado

Apesar do otimismo manifestado pelos líderes, quem esperava o cancelamento imediato do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros exportados pelos EUA saiu frustrado. No entanto, a reunião foi considerada produtiva.

O objetivo imediato do Brasil é claro: a suspensão da sobretaxa. Embora não seja uma precondição para continuar as negociações, assessores do Planalto veem a medida como um "gesto de boa vontade" esperado dos americanos.

A delegação brasileira, liderada pelo chanceler Mauro Vieira, aproveitou a reunião para deixar claro que, além da suspensão tarifária, o país busca o cancelamento de sanções contra autoridades brasileiras, como a que atingiu o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Trump Otimista e Cordial

Embora um cronograma detalhado não tenha sido estabelecido — devido aos compromissos de Trump na cúpula da APEC em Seul, que incluirá um encontro prioritário com o presidente chinês Xi Jinping —, a pressa do Brasil é evidente.

Um sinal positivo veio diretamente do presidente Donald Trump. Em um vôo da Malásia para o Japão, questionado pela imprensa, Trump não garantiu um acordo, mas elogiou Lula e fez um gesto de cortesia incomum.

“Tivemos uma ótima reunião. Quero desejar feliz aniversário ao presidente, ok? Hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e foi muito impressionante. Mas hoje é o aniversário dele, então feliz aniversário”, disse Trump, parabenizando o presidente brasileiro, que completou 80 anos nesta segunda-feira.

Apesar dos desafios logísticos e de agenda, o governo brasileiro priorizará a negociação, contando com o fato de que os países já discutiam a tarifa anterior de 10%, o que, segundo um negociador, “encurta o caminho para o acordo”, já que “opções mapeadas” estavam em jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasil Pressiona por Negociação Tarifária Imediata e Enviará "Tropa de Choque" aos EUA

O governo brasileiro está acelerando as tratativas para iniciar, o quanto antes e no mais alto nível, as negociações com os Estados Unidos s...