Assembleia Legislativa do Maranhão

sábado, 20 de setembro de 2025

Na Espanha, Walter Salles recebe prêmio internacional de melhor filme do ano por 'Ainda estou aqui'

Diretor brasileiro recebeu estatueta durante a abertura do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián


Seis meses após subir ao palco do Dolby Theater, em Los Angeles, para receber o Oscar de melhor filme internacional, Walter Salles segue conquistando prêmios pelo trabalho em “Ainda Estou Aqui”. O diretor brasileiro marcou presença na abertura do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, nesta sexta-feira (19).

A cerimônia marcou a entrega do Grand Prix FIPRESCI 2025 recebido por "Ainda estou aqui". Concedido anualmente há 25 anos, o prêmio é dado pela Federação Internacional de Críticos de Cinema para o melhor filme do ano segundo votantes da organização.

A votação contou com a participação de 739 críticos de cinema de 75 países diferentes. Esta foi a primeira vez que um filme brasileiro recebeu o troféu.

— Existem prêmios que tocam mais fundo no coração. O Grand Prix da FIPRESCI é, sem dúvida, um deles. Receber este prêmio de uma associação de críticos de cinema internacional tão destacada é uma honra para mim e para toda a família de 'Ainda estou aqui'. Graças aos críticos de culturas diversas, nosso filme ganhou novas matizes, o que foi fundamental para que o filme fosse descoberto pelo público e permanecesse nas salas de cinema, que, como vocês sabem, é onde filmes devem ser vistos — disse Salles em discurso de agradecimento.

Entregue desde 1999, o Grand Prix já foi recebido por nomes como Jean-Luc Godard, Maren Ade, Pedro Almodóvar, Alfonso Cuarón, Jafar Panahi, Ryusuke Hamaguchi, Aki Kaurismäki, Paul Thomas Anderson, Terrence Malick, Michael Haneke, Yorgos Lanthimos e Chloé Zhao.

(O Globo)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na Espanha, Walter Salles recebe prêmio internacional de melhor filme do ano por 'Ainda estou aqui'

Diretor brasileiro recebeu estatueta durante a abertura do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián Seis meses após subir ao palc...