Assembleia Legislativa do Maranhão

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Governo do Maranhão promove recuperação da Lagoa da Jansen nos 413 anos de São Luís

 

O cuidado com os espaços públicos e o patrimônio histórico estão presentes nas políticas desenvolvidas pela gestão estadual. São Luís completa 413 anos nesta segunda-feira (8) com muitos motivos para comemorar. Destaque para a reforma da Igreja de Santo Antônio, prédio histórico de grande representatividade para a religiosidade e cultura do povo maranhense, e para a revitalização da Lagoa da Jansen, importante espaço de lazer, turismo e vivência na capital maranhense.

“O Maranhão inteiro sabe que temos reformado esses espaços que são importantes para a cultura, para o lazer e que atraem turistas, mas também dando melhores condições para os maranhenses usufruírem dessas áreas. Estamos fazendo uma grande reforma da Lagoa da Jansen, que tem um público cativo e precisava dessas obras para fornecer melhores condições para quem frequenta o espaço”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

Com uma área de 150 hectares, o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen conta com uma grande estrutura que está sendo revitalizada pelo Governo do Estado. Em julho deste ano, foi entregue uma etapa das obras contemplando, entre outros setores do parque, a Praça Poeta José Chagas, que ganhou a requalificação da iluminação e do paisagismo, além da inauguração de uma estátua em homenagem ao poeta maranhense.


Outro espaço reformado de grande relevância para os frequentadores da Lagoa da Jansen foi a Praça Bolbi Miranda. O local que antes era apenas um calçadão teve os quiosques reformados, banheiros requalificados e a instalação de um parquinho de diversão para as crianças. O logradouro homenageia o engenheiro Bolbi Miranda Nascimento, especializado na construção de estradas e que contribuiu com a gestão estadual nos anos de 2002 a 2004.

Entre os outros espaços revitalizados estão as quadras de tênis, a ponte de acesso ao mirante, a Praça do Foguete e a arena de beach soccer. A unidade do Corpo de Bombeiros existente no parque estadual também foi reformada e ampliada. Além disso, o complexo esportivo está com as obras em estágio avançado, contemplando a pista de skate, de bicicross (bmx), patins, entre outros. Está em curso, ainda, a instalação de totem para fotografias, requalificação dos bares flutuantes e dos quiosques da Praça da Vela.

Todas essas mudanças são presentes para os ludovicenses e têm atraído mais famílias para desfrutar do parque estadual. Entre os visitantes está a digitalizadora Maria de Jesus Rêgo, que levou os filhos para conhecer os espaços já entregues. “Sempre vamos à Praça da Lagoa e depois que vimos que está tudo organizado com barraquinhas de sorvete, de água de coco, banheiros, está valendo a pena trazer as crianças. Está aprovado”, disse.

Para o secretário de Estado de Governo, Márcio Machado, o cuidado com a cidade é fruto da dedicação da gestão estadual em levar as políticas públicas para todo o Maranhão, possibilitando desenvolvimento para o estado e bem-estar para a população.

“O governador Carlos Brandão determinou que a Secretaria de Estado de Governo dedicasse todos os esforços para execução de obras realizadas pelo governo em nossa capital, atendendo demandas da população. Essas ações representam mais acesso a serviços públicos de qualidade e a presença do governo em toda a cidade de São Luís”, ressaltou o secretário.

Preservação do patrimônio histórico


São Luís também recebeu de presente a recuperação de um marco histórico-religioso para a cidade. O Governo do Estado em parceria com o  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregou a maior intervenção já realizada em um conjunto capuchinho no Maranhão, o restauro da Igreja de Santo Antônio, no Centro, que contemplou, ainda, as capelas de Bom Jesus dos Navegantes e de Bom Jesus da Coluna.

Os serviços foram realizados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e abrangeram desde a estabilização estrutural dos prédios, que estavam em condições precárias, até o restauro de altares, imagens e bens móveis integrados.

“A Igreja de Santo Antônio é um tesouro não só para a comunidade do Centro de São Luís, mas também para toda a cidade. Os trabalhos de restauração da Sinfra foram fundamentais para preservar essa riqueza cultural e religiosa, que representa tanto para os devotos de Santo Antônio, para os fiéis em geral, quanto para os turistas e para todos que desejam conhecer a igreja. Para mim, é uma honra fazer parte disso”, declarou o secretário da Sinfra, Aparício Bandeira.

O arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana, destacou a importância da restauração para os fiéis e visitantes da igreja, que faz parte do patrimônio histórico da cidade de São Luís. “Esta obra é significativa para gerações que aqui passaram e como é importante essa sensibilidade das autoridades de preservar a cultura e a história. Essa igreja não é só de pedra, é de amor, emoção, história e vida. Por aqui muita gente chorou, se alegrou, vivenciou a fé”, comentou o arcebispo.

Para os fiéis, a preservação do patrimônio é de fundamental importância para a história e para a cultura do povo maranhense. “Eu fico muito feliz em ver esse cuidado com o nosso patrimônio. Essa é uma igreja muito bonita e que eu sempre tive muita vontade de visitar, ver que está sendo bem cuidada me enche de orgulho, pois faz parte da história da nossa cidade”, afirmou Patrícia Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desfile de 7 de Setembro realça soberania e atrai famílias para celebrar a independência

Com os eixos temáticos Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro, desfile em Brasília teve ampla participação do público e foi encerr...