Assembleia Legislativa do Maranhão

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Bastidores de Brasília

PL da Anistia - O relator da proposta para revisar as penas dos condenados por atos antidemocráticos, Paulinho da Força, retomou a agenda de reuniões com bancadas partidárias. Paralelamente, Paulinho ainda tenta construir um acordo entre as presidências do Congresso. A ideia do relator é garantir sobrevida à proposta após uma eventual aprovação na Câmara. Deputados temem que o projeto tenha um fim semelhante ao da PEC da Blindagem, que acabou enterrada no Senado. O relator ainda disse sentir dos deputados que, caso não exista um acordo com o Senado, a matéria não deverá ser votada. A expectativa de Paulinho da Força é votar ainda na próxima terça-feira (30).

CPMI do INSS - espera ouvir hoje o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Principal alvo do colegiado, o lobista foi preso em 12 de setembro em operação da PF (Polícia Federal). Ele é investigado por operar o esquema de desvio de recursos de aposentados e pensionistas cadastrados no INSS. O “Careca do INSS” seria um intermediário dos sindicatos e associações responsáveis pelos descontos não autorizados. Ele é investigado por receber os recursos que eram debitados indevidamente e repassar parte deles a servidores do INSS ou familiares e empresas ligadas a eles. Uma decisão do ministro André Mendonça, do STF, desobrigou Antônio Carlos Camilo Antunes de ir à CPMI, apesar de ele ter sido convocado, quando a presença é obrigatória.

Turismo – O ministro Celso Sabino, negocia com a cúpula do União Brasil uma licença partidária pela qual ele se afastaria da legenda para se manter no cargo até o dia 3 de abril, prazo final de desincompatibilização para concorrer ao Senado pelo Pará em 2026. Após essa data, ele voltaria para o partido. A negociação tem o aval do presidente Lula que, como mostrou a CNN nesta quarta-feira, sinalizou a ele que, nesse acordo, ele ficaria no governo dentro da cota pessoal de Lula e teria o apoio do presidente para disputar o Senado no ano que vem. A situação é semelhante à do ministro do Esporte, André Fufuca (PP), que também pretende seguir no governo Lula e contar com o apoio do petista nas costuras políticas de 2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saúde: Governo Aprova Programa Agora Tem Especialistas para Reforçar o SUS

O objetivo é ter um SUS mais forte, eficiente e capaz de atender a todas as necessidades da população, reduzindo o tempo de espera por consu...