Assembleia Legislativa do Maranhão

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Governo do Maranhão participa do II Encontro Estadual do Municipalismo, em Timon; em Caxias, foram entregues tablets para o ensino médio e inaugurado o Centro de Ciências da Saúde da Uema

 

O Governo do Maranhão segue ampliando o apoio para o desenvolvimento dos municípios. Nesta quarta-feira (24), a população de Caxias recebeu vários benefícios na área da educação, com destaque para a inauguração do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a entrega de tablets do programa Educação de Verdade. Já em Timon, a comitiva da gestão estadual participou do II Encontro Estadual do Municipalismo.

Realizado no Teatro Municipal Socorro Cláudio, o evento em Timon foi promovido pela União Parlamentar de Vereadores e Ex-Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão (Unipav). O objetivo foi a troca de experiências e um ambiente de diálogo sobre temas importantes para a gestão pública municipal, como o fortalecimento da transparência, as novas regras de prestação de contas, boas práticas legislativas e de governança municipal, entre outros assuntos.

Para o governador Carlos Brandão, que tem desenvolvido uma gestão pautada no municipalismo, a presença do Executivo Estadual em eventos dessa natureza é de fundamental importância para promover o diálogo e reforçar o apoio aos municípios, contribuindo para a expansão das políticas públicas estaduais. 

“A ideia é fortalecer o municipalismo. Da mesma forma que atendo todos os prefeitos e prefeitas, a vereadora Concita Pinto está liderando com o vereador Uilma Resende esse encontro, para que possamos extrair propostas dos vereadores e fazer parcerias com o Estado. Entendemos a importância dos vereadores, do quanto estão próximos com a população e trarão boas soluções e bons projetos”, declarou Brandão.

A presidente da Unipav, a vereadora Concita Pinto, do município de São Luís, destacou a relação harmoniosa do Executivo Estadual com as gestões municipais e a importância desse movimento de união dos três níveis de governo: municipal, estadual e federal. Ela citou como exemplo o encaminhamento a partir do I Encontro Estadual do Municipalismo realizado no município de Santa Luzia.

“Trabalhamos por um parlamento mais forte e, também, trabalhamos em parceria com o Governo do Estado. No último encontro que tivemos em Santa Luzia, fizemos um ofício e já entregamos ao DNIT. Colhemos várias assinaturas dos vereadores para que o DNIT possa incluir a BR-116 no calendário para uma possível reforma. Então, esse é o papel da Unipav, não só trabalhar no fortalecimento dos vereadores, mas de parceria junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal”, assinalou a vereadora Concita Pinto.

Avanços na Educação em Caxias
Também na quarta-feira (24), a comitiva da gestão estadual esteve no município de Caxias, onde foram realizadas importantes entregas na área da educação e cultura.

“Foi um dia de grandes avanços para Caxias, sobretudo na Educação. Iniciamos a entrega de mais de 10 mil tablets para os alunos da região poderem estar conectados com o que há de mais moderno na educação. Já os acadêmicos da Uema, da área da Saúde, receberam um complexo educacional de ponta. Com isso vamos formar profissionais totalmente capacitados para atender a população e melhorar os índices do nosso estado. E atendendo a uma demanda dos escritores da cidade, entregamos a Academia Caxiense de Letras totalmente reformada”, destacou o governador Carlos Brandão.

A agenda no município começou com a entrega de 2.500 tablets para estudantes da rede estadual de ensino. A entrega faz parte do eixo Tô Conectado, do macroprograma Educação de Verdade. A entrega dos equipamentos visa dar apoio tecnológico nas atividades pedagógicas e promover a inclusão digital dos alunos.

O momento contou com ato simbólico da entrega dos equipamentos para estudantes de todos os municípios da Unidade Regional de Educação (URE) de Caxias, composta por Afonso Cunha, Aldeias Altas, Coelho Neto, Caxias, Parnarama, Duque Bacelar e São João do Soter. Até o final desta semana, serão entregues 10.660 tablets para as 22 escolas, quatro anexos e três salas da URE de Caxias.

Para a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, o investimento vai modernizar a experiência de aprendizagem. “Os tablets vão permitir que os alunos potencializem seus estudos e cheguem melhor preparados ao Enem. A tecnologia hoje é parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem e este programa está conectando os nossos estudantes com o mundo e as práticas modernas de estudo”, reforçou.

Para os alunos, a entrega dos tablets representa melhores condições na rotina de estudos. “Esse tablet vai ajudar muito a gente a buscar mais conhecimento, chegar mais preparado nos vestibulares, Enem, ter melhores condições de concorrência no Prouni. Então, o Governo do Maranhão está de parabéns”, disse o estudante Gabriel Ribeiro.

Quem também ficou feliz em receber um tablet foi Edilson Neto. “O Governo do Maranhão está auxiliando todos os alunos com esses tablets, pois muitos alunos não têm condições de comprar um equipamento deste, que vai acrescentar ao conhecimento obtido em sala de aula e expandir os conteúdos que já temos nos nossos livros didáticos”, comentou.

Centro de Ciências da Saúde
O ensino superior da região também recebeu um importante equipamento, com a inauguração do prédio do Centro de Ciências da Saúde Comendador Alderico Silva, da Uema de Caxias. O prédio abrigará os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. 

Com uma área total de 3.200 metros quadrados, sendo 1.343 metros quadrados de área construída em três pavimentos, a estrutura conta com 13 salas de aula e 12 laboratórios, sendo dois multifuncionais e dez de habilidades médicas, além de estacionamento e área de vivência, com acessibilidade plena e integração com a estrutura já existente do campus.

O complexo educacional também contempla o auditório Professora Rose Marie Jacome Castelo Branco, que recebeu o nome em homenagem à diretora do curso, que faleceu em 2024. O espaço é todo climatizado e tem capacidade para 120 pessoas.

O reitor da Uema, Walter Canales, explicou que a entrega fortalece a interiorização do ensino superior, amplia a infraestrutura acadêmica e consolida a rede de saúde na região dos Cocais.

“Agora os alunos dos nossos cursos da área da Saúde, em Caxias, contam com espaço adequado para desenvolverem as atividades pedagógicas, ensino prático, reafirmando o compromisso da instituição com a formação de profissionais qualificados para atender às demandas da população da região”, avalia o reitor Walter Canales.

Para os alunos do curso de Medicina da Uema, em Caxias, a entrega do novo prédio era aguardada com ansiedade; a inauguração foi recebida com entusiasmo. “Ingressei no curso de Medicina no ano passado e desde que cheguei ouvi falar do quanto esta obra era aguardada. Hoje, o Governo do Maranhão fez a entrega, garantindo para a gente um espaço com toda a estrutura e equipamentos necessários para que tenhamos uma formação de qualidade, revertendo isto para a prestação de serviço para a população caxiense”, disse a estudante Luz Pimentel.

Para o prefeito de Caxias, Gentil Neto, a parceria da gestão estadual é de grande importância para o desenvolvimento do município. Ele destacou os benefícios para a população com as várias ações e diálogos com o Governo do Estado.

“O Governo do Maranhão tem feito diversos investimentos que têm promovido a transformação social da cidade de Caxias. As entregas de hoje beneficiam três pilares importantes do desenvolvimento que são a educação, a saúde e a cultura. Tenho certeza que nossa população sai valorizada e os resultados virão”, declarou Gentil Neto.

Outra obra de grande relevância para o município foi a reforma da Academia Caxiense de Letras, realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). O espaço tem um importante valor cultural e mantém viva a memória de escritores com grande contribuição para Caxias, para o Maranhão e para o Brasil, como o poeta Gonçalves Dias.

Veja galeria de fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saúde: Governo Aprova Programa Agora Tem Especialistas para Reforçar o SUS

O objetivo é ter um SUS mais forte, eficiente e capaz de atender a todas as necessidades da população, reduzindo o tempo de espera por consu...