Assembleia Legislativa do Maranhão

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Governo e Associação de Criadores realizam abertura da 65ª edição da Expoema

Com apoio do Governo do Estado, o evento é realizado pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) e conta com uma vasta programação até o dia 7 de setembro
Considerada a maior feira agropecuária do estado, teve início na tarde deste domingo (31), em São Luís, a 65ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) no Parque Independência, no São Cristóvão. As atrações incluem exposições de animais, leilões, capacitações e atrações culturais com shows de artistas nacionais e locais.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve presente na abertura do evento representando o governador Carlos Brandão, e destacou a representatividade da edição deste ano, a primeira após o Maranhão conquistar o status de Zona Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação, o que permite a comercialização da carne bovina maranhense para mercados internacionais.

“São vários anos de articulação, desde que o Brandão era chefe da Casa Civil, e o destino quis que ele como governador conseguisse esse título tão importante que vai melhorar a nossa exportação para o mundo todo. Então, viemos prestigiar esta festa tão linda que gira a nossa economia. Podemos ver que o parque está cheio como um espaço familiar. Temos também muita gente fazendo negócios. Essa é a nossa intenção, fomentando esses eventos em todo o estado”, frisou Orleans Brandão.

Durante a solenidade de abertura do evento, o presidente da Ascem, Ricardo Ataíde, lembrou que ao longo dos anos a Expoema tem sido uma vitrine dos avanços da agricultura e pecuária no estado e que a edição deste ano tem como marca a conquista do status de Zona Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação, condição que possibilita a abertura de novos mercados para a produção maranhense.

“Esses anos todos estão sendo consagrados com cada vez mais melhoramento genético na bovinocultura no estado, tanto de corte quanto de leite. Além disso, a parte da pecuária tem crescido cada vez mais e a Expoema é palco de todo esse crescimento. Hoje o Maranhão é zona livre de aftosa sem vacinação. É um reconhecimento internacional com muito esforço no dia a dia do produtor e não poderia deixar de agradecer ao governador Brandão por ter nos apoiado e aparelhado an Aged”, destacou.

Também presente na solenidade, o vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e presidente do Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (Ciema), Cláudio Azevedo, pontuou que a parceria público-privada tem possibilitado o desenvolvimento do Maranhão.

“São 65 anos de evento e este ano é a primeira edição da Expoema após o Maranhão ter conquistado o status de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Eu agradeço essa conquista ao governador Carlos Brandão, que tem se empenhado em ajudar muito o setor produtivo do estado, não só da agropecuária como também da agricultura familiar e do agronegócio. Isso é muito importante para todos nós”, frisou Cláudio Azevedo.

Ações e políticas públicas

Segurança garantida na Expoema

Cerca de 30 órgãos da gestão estadual estarão presentes na Expoema levando orientação e informações sobre ações e serviços públicos, especialmente na área do setor primário, que inclui a agricultura, pecuária, extrativismo e pesca. Também será possível conhecer outras experiências importantes para o desenvolvimento do estado, como o trabalho desenvolvido pelo Porto do Itaqui, Investe Maranhão, Secretaria de Estado da indústria e Comércio, entre outras.


O evento também movimenta a economia e representa para muitos trabalhadores novos horizontes, como é o caso dos beneficiários do programa estadual Mais Renda. Nacreomar Ferreira vende cachorro-quente, batata frita e pastel, e pela primeira vez tem a oportunidade de comercializar seus produtos na Expoema.

“Meu objetivo maior é conquistar o meu cantinho e dar um sustento melhor para os meus filhos. Com o Mais Renda, eu consegui melhorar a minha renda, pois antes eu só vendia meu lanche em casa e hoje consigo levar para outros lugares e as pessoas conhecem mais o meu trabalho, aí eu vendo mais”, contou.

Outra beneficiária é a vendedora Karla Regina, que pela segunda vez tem a oportunidade de trabalhar no evento. “O Programa Mais Renda só me trouxe coisas boas. É uma oportunidade para fazermos uma renda extra, eu tenho as minhas coisas e consegui comprar a minha moto, a minha casa, tudo com o Mais Renda, e agora estou buscando conquistar mais um objetivo”, relatou.

Senador Ciro Nogueira teria recebido sacola de dinheiro de líderes do PCC

Reportagem do ICL Notícias, que ouviu um homem ligado ao esquema da Faria Lima e que teria prestado depoimento à PF, põe um dos maiores aliados de Bolsonaro sob grave acusação

Ciro Nogueira foi ministro da Casa Civil de Bolsonaro

Uma reportagem exclusiva do portal ICL Notícias, publicada na noite deste domingo (31), afirma que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) teria recebido uma sacola de dinheiro enviada pelos supostos líder do PCC Mohamad Hussein Mourad, o “Primo”, e Roberto Augusto Leme da Silva, o “Beto Louco”, pivôs do escândalo envolvendo a Faria Lima, descoberto esta semana após a Operação Carbono Oculto, da Polícia Federal, a maior da História do Brasil. Ciro é ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro (PL), um dos nomes mais agressivos do bolsonarismo e aliado graúdo do ex-presidente.

“Sim, ele falou que [a sacola com dinheiro] era para o Ciro Nogueira. Eles estavam indo encontrar o Ciro, em posse dessa sacola”, teria contado a testemunha, que segundo a publicação já relatou o fato em depoimento à PF. A reportagem é assinada pelos jornalistas Leandro Demori e Cesar Calejon.

“Era uma sacola de papelão. Era uma sacola grampeada. De uma largura compatível com o tamanho de uma cédula”, teria acrescentado ainda o depoente. Segundo a denúncia, o fato teria ocorrido em agosto de 2024. Ainda conforme a matéria, “a propina estaria relacionada à defesa dos interesses dos suspeitos junto à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e a projetos de lei que tramitam no Senado”.

O ICL Notícias reporta que Ciro Nogueira, que é também presidente nacional do PP e apontado como um possível vice na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para disputar a eleição presidencial do ano que vem, respondeu aos pedidos de contato com um ofício direcionado ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, no qual chamou o portal de “site de pistoleiros”, afirmando que colocará seus sigilos à disposição da Justiça, disponibilizando também os registros de entrada e saída de seu gabinete no Senado no período, para com isso provar que não tem qualquer envolvimento com os fatos relatados na reportagem.

(informações da Revista Fórum)

 

Assembleia instala Frente Parlamentar em Defesa do SUS e dos Profissionais da Saúde

A Frente busca acompanhar a execução das políticas de saúde, propor emendas e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à área
Presidente Iracema coordena a reunião, ao lado do Sec. Orleans 

A Assembleia Legislativa do Maranhão lançou, nesta quinta-feira (28), a Frente Parlamentar em Defesa do SUS, dos Profissionais da Saúde, Agentes Comunitários e de Combate às Endemias. A solenidade de abertura ocorreu na Sala de Reuniões da Presidência e foi conduzida pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB).

A Frente Parlamentar em Defesa do SUS e dos Profissionais da Saúde recebeu a assinatura de 27 deputados e tem como propósito ser um espaço permanente de monitoramento, articulação e proposição legislativa voltado à proteção dos trabalhadores da área, à defesa de suas condições laborais e à consolidação de um sistema público de saúde eficiente e resolutivo.

“Defender o SUS não é só uma missão dos trabalhadores da saúde, mas de todos nós. Eu sei o que é entrar de casa em casa, acompanhar a saúde e a vida das pessoas, porque fui enfermeira. A gente acompanha essa luta passo a passo, as conquistas, fruto de muita luta e trabalho dessas categorias. E me ombrear com esses trabalhadores é motivo de orgulho, o que faço com muito senso de responsabilidade”, destacou a presidente da Alema, Iracema Vale.

Participaram da reunião de lançamento os deputados Antônio Pereira (PSB), que assumiu como presidente da Frente; Davi Brandão (PSB), como relator; Adelmo Soares (PSB), Florêncio Neto (PSB) e Daniella (PSB). Os secretários de Estado da Saúde (SES), Tiago Fernandes, e de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, além de técnicos da SES e profissionais da área também participaram do encontro.  

“Esta Frente Parlamentar visa alcançar algumas áreas que nós julgamos muito importantes para o funcionamento da saúde pública, desde a rede básica. Com essa frente, queremos fazer com que haja uma proximidade maior da Casa com todos os trabalhadores em saúde e, também, com o governo do estado, que é um forte parceiro nesta luta”, disse o presidente do colegiado, Antônio Pereira.

Sec. Tiago Fernandes destacou o ineditismo da proposta

Pautas

Durante a reunião, os profissionais apresentaram as duas primeiras demandas à Frente Parlamentar. A primeira foi um relatório contendo a quantidade de municípios que precisam de reforço na entrega de tablets usados para abastecer com dados importantes o Ministério da Saúde. A segunda foi a proposta de um projeto de lei que dispõe sobre a instituição da política estadual de cofinanciamento e premiação dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

Para o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, o diálogo constante, tanto do governo do Estado quanto da Assembleia Legislativa com os profissionais de saúde é de extrema importância. “É conversando, entendendo o que eles estão precisando para dar o reforço nesse trabalho tão importante, que a gente pode avançar em pautas importantes. Nós sabemos que eles estão diretamente nas casas das pessoas, conversando com a população, e isso vai ao encontro do que acreditamos, que é o nosso modelo de fazer gestão”, frisou o gestor.

Os próximos passos da frente também foram discutidos e a proposta é que já na próxima semana ocorra outra reunião na qual serão traçados o planejamento e a forma de execução do trabalho da Frente Parlamentar.

Ineditismo

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou o ineditismo da ação proposta pela Casa Legislativa. “Eu não lembro, nos últimos anos, do Estado sentando para conversar com os agentes de saúde. Eram os municípios ou os profissionais indo a Brasília, lutando pela legislação e pela categoria. Mas, no governo Carlos Brandão, isso tem acontecido e representa a agenda municipalista que o governador tanto prega, buscando soluções concretas na defesa dessa agenda”, observou Tiago Fernandes.

Os secretários de estado e os parlamentares acolheram as demandas apresentadas pelos profissionais e se comprometeram em dar prosseguimento às discussões nas esferas adequadas.

A presidente da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde, Shirlene de Maria Sousa Pires, disse que a Frente Parlamentar abre um grande leque de discussões para a categoria. “Aqui vamos discutir política de valorização do trabalhador, entre outras pautas e demandas da nossa categoria, em uma ação mais ampla e em benefício da nossa comunidade, que são as pessoas que nós assistimos”, pontuou.

Frente

A Frente Parlamentar em Defesa do SUS e dos Profissionais da Saúde tem como diretriz o reconhecimento da importância estratégica de todas as categorias profissionais que atuam na atenção básica, na média e alta complexidade, na vigilância sanitária e epidemiológica, agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias, que compõem a linha de frente na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Além da valorização profissional, a Frente busca acompanhar a execução das políticas públicas de saúde e os instrumentos orçamentários (PPA, LDO e LOA), propondo emendas e fiscalizando a correta aplicação dos recursos destinados à saúde.

(Agencia Assembleia)


Governo e Associação de Criadores realizam abertura da 65ª edição da Expoema

Com apoio do Governo do Estado, o evento é realizado pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) e conta com uma vasta programação até...