Assembleia Legislativa do Maranhão

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Governo promove mutirão de consultas e exames na Policlínica de São Bento

 

Sec.Tiago Fernandes e a diretora administrativa, Geina Azevedo

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta terça (10) e quarta-feira (11), o mutirão de exames de ultrassom e consultas de cardiologia, ginecologia, dermatologia, preventivos na Policlínica de São Bento. No primeiro dia da ação, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou a execução do atendimento dos pacientes assistidos através do programa "Cirurgias – Aqui, a fila anda".

Nesta terça-feira foram feitas 250 consultas, sendo 100 de cardiologia, outras 100 de dermatologia e 50 preventivos. Na quarta-feira serão mais 220 atendimentos, com 100 exames de ultrassom, 60 de cardiologia e mais 60 e ginecologia.

"O mutirão é mais um compromisso do Governo do Estado em cuidar de todos os maranhenses. Em São Bento serão mais de 400 atendimentos nos dois dias da ação, ofertando consultas e exames, tudo isso com o objetivo de garantir qualidade de vida e de saúde para quem mais precisa", disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A estratégia faz parte das ações do Governo voltadas para a aceleração do atendimento de consultas e exames a quem precisa fechar diagnóstico ou dar prosseguimento a tratamento. Ao chegar na policlínica, os beneficiados devem apresentar o encaminhamento médico, o RG e Cartão SUS.


A Policlínica de São Bento foi inaugurada pelo Governo do Estado em março de 2022. A unidade oferta atendimentos em endocrinologia, ginecologia, obstetrícia em pré-natal de alto risco, pediatria de alto risco, dermatologia, além de exames de ultrassonografia simples e morfológico, ecocardiograma, holter e Mapa. O serviço de cardiologia é um dos mais acessados pelos pacientes, com mais de 240 atendimentos mensais.

De acordo com a diretora administrativa da Policlínica de São Bento, Geina Azevedo, o mutirão amplia o atendimento para população dos municípios da região. "Muitos não têm essa especialidade, no caso um cardiologista é uma especialidade cara, além dos exames que acompanham, como é o caso do ecocardiograma, eletro, mapa e holter. A presença da Policlínica é sinônimo de atendimento de qualidade", pontuou.

Emerson Serra Pires, de 21 anos, é de São Bento e foi um dos beneficiados pelo mutirão na policlínica com exame cardiológico. Acompanhado da mãe, Catarina Serra, de 44 anos, o jovem disse que sentiu um mal-estar, como uma espécie de fisgada forte no peito no último dia 21 de agosto, até ser encontrado desacordado em casa pelo cunhado e ser levado para São Vicente Ferrer onde fez o primeiro atendimento.

"Eu só me lembro que quando acordei já estava no hospital. Um mutirão como esse é algo muito bom, até porque mesmo se fosse para fazer particular, ia custar mais caro se deslocar daqui para outra cidade", compartilhou.

O senhor Martinho Silva, de 71 anos, é aposentado e fez exame de cardiologia no mutirão realizado na Policlínica de São Bento. "Esse mutirão está sendo uma benção. Antes a gente tinha que ir para Pinheiro ou São Luís, mas agora nós temos essa benção que é a policlínica", disse.

O pescador Eliano Carvalho, de 36 anos, é de São Bento e foi beneficiado com consulta dermatológica. Há cerca de um ano ele recebeu diagnóstico de hanseníase e desde então faz acompanhamento especializado. "É uma iniciativa muito boa porque aqui era muito difícil para a gente ter um tratamento como esse. Já com a policlínica, a gente pode fazer um tratamento desse tipo sem precisar ser deslocado para outra cidade", relatou.

Durante a agenda, o secretário Tiago Fernandes também visitou o Hospital Municipal na companhia do prefeito da cidade, Carlos Dino Penha.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Remédio experimental da UFRJ traz esperança para pessoas tetraplégicas

Um medicamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pode representar uma revolução no tratamento ...