Assembleia Legislativa do Maranhão

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Como investir o 13º salário?

 

Termina no dia 30 de novembro o prazo para pagamento da primeira parcela do 13º salário a trabalhadores de carteira assinada e, com isso, planejadores financeiros já começam o mantra: priorize pagamentos de dívidas e reservas para custos da virada de ano. Mas, e o que fazer se as contas estiverem “no verde”?

“Se depois disso tudo, ainda sobrar um valor, invista”, recomenda Andre Sandri, educador financeiro e sócio da AVG Capital.

O pagamento do 13º salário é normalmente feito em duas parcelas. A primeira deve ser realizada até o dia 30 de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro. A primeira parcela é isenta de descontos, enquanto a segunda é ajustada conforme os descontos legais, como Imposto de Renda (IR) e contribuição previdenciária.

Para quem é mais conservador e está montando uma reserva de emergência, diz Sandri, o ideal é dedicar o valor para a renda fixa, com destaque para ativos do Tesouro Direto. “Títulos como o Tesouro Selic para liquidez ou Tesouro IPCA para proteção contra a inflação, e CDBs, especialmente aqueles com rendimentos acima do CDI, também são boas opções para diversificar”, afirma.

Arley Junior, Estrategista de Investimentos do Santander Brasil, ressalta que, antes de decidir em que investir, é preciso definir os prazos: se será uma aplicação de curto, médio ou longo prazos.

Para objetivos de curto prazo, o profissional recomenda aplicações com alta liquidez, como Fundos DI e CDBs. Para o médio prazo, a indicação é para ativos que podem entregar remuneração maior, como as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Letra Imobiliária Garantida (LIG) e os Créditos Privados, como Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e debêntures incentivadas.

As Letras e os títulos de crédito privado, vale lembrar, são isentos de Imposto de Renda para pessoa física

Opções como fundos imobiliários (para um perfil mais arriscado) e planos de previdência (conservador) entram na lista apenas para quem estiver disposto a deixar o dinheiro parado por mais tempo, para além de um ou dois anos.

(Infomoney)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Remédio experimental da UFRJ traz esperança para pessoas tetraplégicas

Um medicamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pode representar uma revolução no tratamento ...