O governador Carlos Brandão lançou, nesta quarta-feira (8), em Imperatriz, o Programa Juros Zero Maranhão, iniciativa que destina R$ 50 milhões para fortalecer microempreendedores da Região Tocantina. O evento foi realizado no Centro de Convenções e reuniu lideranças políticas, empresariais e representantes do setor produtivo.
Com o novo aporte, o limite de crédito sobe para R$ 22 mil, podendo ser solicitado em agências do Banco do Nordeste, guichês do VIVA/Procon ou nas Salas do Empreendedor. O diferencial do programa é que o Governo do Estado arca com os juros, enquanto o empreendedor paga apenas o valor principal do financiamento.
Segundo Brandão, o objetivo é criar um ambiente mais favorável ao investimento e ao crescimento local.
“As micro e pequenas empresas são 92% dos empreendimentos do Maranhão. O governo vai assumir os juros dessas operações, fortalecendo os negócios e impulsionando a economia”, destacou o governador.
O superintendente do Banco do Nordeste, Isaque Costa, afirmou que o programa também estimula a formalização de empreendedores e amplia o acesso ao crédito. Já o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, ressaltou que a iniciativa “fortalece a cadeia produtiva e dá novas condições de crescimento ao setor”.
De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Carlos Lucena, o programa injeta recursos na economia local e amplia as oportunidades de investimento. O secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, acrescentou que a medida “beneficia tanto empreendedores formais quanto informais, de salões de beleza a pequenos mercados”.
Empreendedores locais comemoraram a novidade. Francidalva Vieira, do ramo de cosméticos, destacou que o crédito sem juros permitirá reduzir preços e aumentar o faturamento. Maria Neide, do setor de vestuário, afirmou que o programa “chegou em boa hora” para viabilizar a compra de novos equipamentos.
Instituído pela Lei nº 10.603/2017 e atualizado pela Lei nº 12.418/2024, o Programa Juros Zero Maranhão teve seu teto ampliado pela Medida Provisória nº 503/2025. A ação faz parte da política estadual de estímulo ao empreendedorismo e de desenvolvimento equilibrado e sustentável da Região Tocantina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário