Pagamentos continuam e o acordo segue aberto para quem ainda não aderiu. Mais de R$1 bilhão já voltaram para aposentados e pensionistas, e o Governo Federal segue garantindo novos pagamentos e cobrando, na Justiça, cada centavo dos responsáveis pela fraude.
O Governo Federal já liberou
R$1,084 bilhão a 1,6 milhão de aposentados e pensionistas que foram vítimas de
descontos indevidos em benefícios do INSS. Os
valores são pagos de forma integral, com correção pela inflação (IPCA), diretamente na conta onde o segurado recebe o
benefício.
Paralelamente, a Advocacia-Geral da União
(AGU) já obteve na Justiça o bloqueio de R$ 2,8 bilhões em bens e ativos
financeiros de associações, empresas e pessoas físicas investigadas por
suspeita de fraudes contra os beneficiários da Previdência Social.
“Nosso compromisso é garantir que os
aposentados e pensionistas recebam o que é seu, sem esperar. Estamos
antecipando os pagamentos para proteger quem mais precisa, e seguiremos firmes
na Justiça para que todos os responsáveis devolvam cada real aos cofres
públicos”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou
em 17 de julho uma Medida Provisória que abriu crédito extraordinário de R$
3,31 bilhões para viabilizar o pagamento imediato dos beneficiários vítimas da
fraude.
Veja
se você tem direito à devolução
Quem ainda não fez a adesão ao
acordo deve acessar o aplicativo Meu
INSS ou ir a uma agência dos Correios.
Não é possível fazer isso pela Central 135. O procedimento é gratuito, simples
e não exige envio de documentos.
Podem
aderir:
·
Beneficiários que contestaram descontos indevidos e não receberam
resposta da entidade em até 15 dias úteis.
·
Quem sofreu descontos entre março
de 2020 e março de 2025.
·
Beneficiários com processo na Justiça, desde que ainda não tenham
recebido os valores.
Atenção: O INSS pagará 5% de honorários advocatícios em ações individuais propostas antes de 23 de abril de 2025.
Prazo
para contestar
A contestação pode ser feita até 14 de novembro de 2025, e a adesão continuará disponível mesmo após
essa data.
Passo a passo para pedir o
ressarcimento
Acesse o aplicativo Meu INSS
com CPF e senha.
1. Vá
em “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”.
2. Role
a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”,
selecione “Sim”.
3. Clique
em “Enviar” e aguarde o pagamento.
Atenção:
não caia em golpes!
·
O INSS não envia links, SMS ou mensagens com pedido de dados;
·
Não cobra taxas nem solicita intermediários;
·
Toda a comunicação é feita pelos canais oficiais: Aplicativo Meu
INSS, pelo site gov.br/inss, pela Central 135 e pelas
Agências dos Correios.
(Canal Gov.BR)
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