Assembleia Legislativa do Maranhão

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Justiça trava tarifaço global de Trump

 

O “Dia da Libertação”, como Trump batizou seu tarifaço global, pode ter “vida curta”.

O motivo: Um tribunal federal dos EUA suspendeu a cobrança de tarifas sobre produtos de mais de 180 países, acusando o governo de extrapolar sua autoridade.


A medida, anunciada em abril, impõe taxas entre 10% e 50% sobre importações — incluindo 30% sobre a China, 25% sobre o México e  Canadá, e 10% sobre o Brasil.


Segundo os juízes, a lei de 1977 usada por Trump “não autoriza tarifas ilimitadas” e o presidente não pode usar poderes emergenciais como justificativa para uma reestruturação permanente da política comercial dos EUA.


Com a decisão, empresas que já pagaram tarifas poderão pedir reembolso. A suspensão, no entanto, não anula tarifas antigas sobre aço, alumínio e automóveis, que seguem em vigor por outro instrumento legal.

 

Após o comunicado do tribunal, os futuros do Dow Jones subiram quase 500 pontos, acompanhados pela Nasdaq (1,6%) e S&P 500 (+1,4%).

A Casa Branca entrou com recurso minutos após a decisão e promete levar o caso à Suprema Corte, embora essa decisão já represente um forte freio à política econômica mais agressiva da gestão Trump.

Para piorar a semana de Trump, o empresário Elon Musk anunciou sua saída do governo, alegando decepção!

(The News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Remédio experimental da UFRJ traz esperança para pessoas tetraplégicas

Um medicamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pode representar uma revolução no tratamento ...