Assembleia Legislativa do Maranhão

sexta-feira, 25 de abril de 2025

INSS: Governo vai devolver descontos ilegais de aposentados

 

O governo federal prepara um plano para ressarcir integralmente os valores que foram descontados ilegalmente dos aposentados e pensionistas do INSS após uma operação que descobriu descontos irregulares, disse nesta quinta-feira o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho. Os descontos começaram na gestão passada e o atual governo autorizou uma completa investigação.

A decisão foi tomada depois que uma operação da CGU e da Polícia Federal descobriu que entidades faziam descontos em folha dos pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de mensalidades que não haviam sido autorizadas. A operação levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a demitir na véspera o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Os valores descontados dos beneficiários chegariam a R$6,3 bilhões entre 2019 e 2024, mas não se sabe ainda quanto disso seria de fato ilegal e não autorizado.

O ministro da CGU informou que todos os descontos de associações estão suspensos a partir deste mês, e que os aposentados e pensionistas terão o ressarcimento dos valores descontados do pagamento de maio, que já foi fechado.

Para os valores restantes, o governo prevê um levantamento mais detalhado dos descontos irregulares e um pente-fino em todas as associações autorizadas a fazer descontos, de acordo com o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Remédio experimental da UFRJ traz esperança para pessoas tetraplégicas

Um medicamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pode representar uma revolução no tratamento ...