Conhecido pelo ótimo trânsito na Casa, nos mais diversos
espectros e pelo bom relacionamento com o setor privado. Seu nome já era
ventilado como um possível aglutinador de forças desde muito antes de o
presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), abrir
mão da candidatura em prol do paraibano no início do ano passado.
Com
discurso conciliador, Motta tem demonstrado buscar o consenso “da extrema direita à extrema esquerda” e que combaterá a “agenda de
radicalização”. O candidato diz que a sua candidatura deve representar uma
agenda propositiva e o diálogo com os demais Poderes.
No fim de outubro, Motta ganhou um apoio informal importante, o do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Na hora do anúncio de Lira, também estavam presentes o líder do PP, Dr. Luizinho (PP-RJ) e o líder do MDB, Isnaldo Bulhões (MDB-AL). Hugo Motta tem relação próxima com líderes partidários da Câmara, como o líder do PL, Altineu Côrtes (PL-RJ), e o líder do PT, Odair Cunha (PT-MG).
Com apenas 35 anos, caso seja eleito, o parlamentar será o mais
jovem presidente da história da Câmara dos Deputados. Em 2010, ele foi o
deputado federal mais jovem a ser eleito no Brasil, com apenas 21 anos - idade
mínima permitida.
Dinastia e projetos de Hugo Motta
O avô
paterno de Motta, Nabor Wanderley, foi prefeito de Patos de 1956 a 1959. O pai
do deputado, Nabor Wanderley Filho, é o atual prefeito e foi reeleito este ano
para um novo mandato.
Motta
está no 4º mandato de deputado federal. Foi presidente do MDB Jovem, sigla pela
qual foi eleito em 2010. É titular na Comissão de Finanças e Tributação
desde o 1º mandato. Em 2014, presidiu o colegiado.
O
deputado é autor ou coautor de 32 projetos de lei. Entre eles, o que aumenta de
US$ 3 mil para US$ 10 mil o valor das importações sujeitas ao sistema de
despacho aduaneiro simplificado. O PL 8164/2014 aguarda designação de relator
na Comissão de Finanças e Tributação.
Motta é
autor da PEC 55/2011, transformada na Emenda Constitucional 82, que cria a
carreira de agentes de trânsito no sistema de segurança pública e estabelece
que a segurança viária compreende educação, engenharia e fiscalização de
trânsito.
Foi
relator da Lei 14.787/23, que prorrogou para 2028 a vigência do Regime
Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária
(Reporto).
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