Assembleia Legislativa do Maranhão

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Governo federal anuncia novo consignado para trabalhadores do setor privado

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (29) que o governo apresentará uma proposta de reformulação do crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada do setor privado, como forma de expandir o acesso à modalidade com juros menores.

A declaração foi feita após conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes dos principais bancos do país, que querem triplicar a concessão de crédito na modalidade. A expectativa é que o projeto seja enviado ao Congresso já em fevereiro. Poderá ser descontado até 30% do salário e 10% do saldo do FGTS.

O empréstimo consignado permite o desconto das mensalidades diretamente na folha de pagamento, o que reduz o risco de inadimplência para os bancos e permite uma taxa de juros mais baixa. Essa modalidade, porém, é pouco usada no setor privado, sendo mais comum no setor público e entre aposentados do INSS.

Segundo Haddad, o consignado poderá ser oferecido aos trabalhadores com carteira assinada por meio de qualquer banco. Isso será operacionalizado pela plataforma e-Social, sistema digital do governo em que todas as empresas do país são obrigadas a registrar os dados de seus empregados. Nessa plataforma, os trabalhadores celetistas também poderão comparar as taxas dos bancos.

Maior oferta de crédito

Atualmente, o acesso ao consignado privado fica restrito à instituição financeira com a qual o empregador tem convênio. Dessa forma, a tendência é aumentar a oferta da modalidade e a competição entre os bancos, consequentemente com um efeito de baixar os juros cobrados no empréstimo em um momento de alta da taxa básica de juros.

Além disso, vai permitir que o trabalhador mantenha o empréstimo se mudar de emprego, o que reduz o risco para as instituições financeiras. Por outro lado, as condições de garantia, a princípio, continuarão iguais ao panorama atual.

NOTA DO BLOG:

Atualmente, os servidores públicos são os maiores beneficiários do empréstimo consignado, modalidade com juros mais baixos devido ao menor risco, uma vez que o desconto ocorre diretamente na folha de pagamento.

Com a medida anunciada pelo Ministro Fernando Haddad, milhões de trabalhadores do setor privado com carteira assinada, também poderão ter acesso a um crédito mais barato. Uma medida importante que democratiza a oferta de crédito; estimula a economia; favorece a competição entre as instituições financeiras, logo, facilita a diminuição dos juros praticados no mercado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Remédio experimental da UFRJ traz esperança para pessoas tetraplégicas

Um medicamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pode representar uma revolução no tratamento ...