Assembleia Legislativa do Maranhão

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Pesquisa Quaest mostra força de Lula e grande perdedor é Bolsonaro, derrotado em todos os cenários

 

Por Miriam Leitão

O presidente Lula mostra força como incumbente, diz o cientista político Felipe Nunes diante dos números da última pesquisa Genial/Quaest. O grande perdedor é Bolsonaro, que perde também num cenário em que o candidato do PT seria Fernando Haddad. Mas Lula venceria Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Pablo Marçal e Ronaldo Caiado. A pesquisa foi feita antes da internação do presidente Lula. A maioria (52%) já achava que ele não deveria se candidatar a um quarto mandato. Isso é menos do que na última pesquisa, em que 56% preferiam que Lula não se candidatasse.

Pela pesquisa, a aprovação do governo permanece estável no fim do segundo ano de governo, um ano meio tumultuado, em que a economia trouxe bons indicadores, mas houve muito ruído político, erros de comunicação e com a exposição de um pessimismo exagerado no mercado financeiro.

No cenário em que Bolsonaro concorre com Haddad, ele consegue os mesmos 35%, que é o mesmo total de votos que teria se enfrentasse Lula, ou seja, perderia também para Haddad. O ministro da Fazenda teria mais votos também que o governador de São Paulo se a disputa fosse entre Haddad e Tarcísio, com um detalhe observado por Felipe Nunes: Haddad é conhecido por 80%, e Tarcísio por 55%. Haddad venceria também se enfrentasse Ronaldo Caiado.

É muito cedo para tudo, mas os candidatos de direita estão atrás em todos os cenários. A direita prefere Michelle Bolsonaro, caso o ex-presidente continue inelegível. Ela tem 21% de apoio, seguida por Pablo Marçal com 18%. Tarcísio de Freitas está em terceiro lugar nesse cenário, sem Bolsonaro.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Remédio experimental da UFRJ traz esperança para pessoas tetraplégicas

Um medicamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pode representar uma revolução no tratamento ...