Assembleia Legislativa do Maranhão

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Zé Inácio destaca aniversário de 35 anos da Constituição de 1988

 

O deputado Zé Inácio (PT) destacou, na sessão plenária desta quinta-feira (05), os 35 anos de promulgação da Constituição Brasileira de 1988, denominada “Constituição Cidadã”, e o processo constituinte que levou a sua elaboração.

“O nome Constituição Cidadã não é mera casualidade, mas, sim, um reflexo da audácia, da determinação do povo brasileiro na busca de um país mais justo e inclusivo”, afirmou.

Segundo Zé Inácio, a instalação da Assembleia Nacional Constituinte de 1987 que elaborou a sétima constituição brasileira, a mais duradoura do período Republicano, é um dos mais marcantes acontecimentos da história recente do Brasil.

Redemocratização

“Essa constituição foi forjada em um período de transição política e marcou o momento de redemocratização do nosso país. Esse período de transição era o convívio que se antecedia de 21 nos com ditadura militar, um período em que vozes foram caladas, parlamentos foram fechados, muitas vidas foram ceifadas e a autoridade se impunha com a força do estado”, lembrou o parlamentar.

Avanços

De acordo com Zé Inácio, a Constituição Cidadão se destacou por promover avanços substanciais em áreas fundamentais. “Uma delas é a educação, o reconhecimento da educação como direitos de todos e dever do Estado. Outra é a saúde, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), uma inovação que garantiu a todos os brasileiros o acesso à saúde independente de sua condição social. Outra é a área do trabalho, com melhorias significativas na legislação trabalhista, unificando o salário-mínimo em todo o território nacional. E o meio ambiente, reconhecendo a importância da preservação ambiental”, ressaltou.

Compromisso

Para Zé Inácio, a Constituição de 1988 é o resultado da participação ativa da sociedade brasileira, que acabou moldando o texto final. “Hoje, celebramos não apenas uma constituição, mas, também, um compromisso contínuo com os princípios consagrados em nossa Carta Magna. Nosso país continua a trilhar o caminho em direção a um Brasil mais justo e igualitário, que valoriza a educação, a saúde, o trabalho digno e a proteção ao meio ambiente. Por isso, viva a nossa Constituição Cidadã”, finalizou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Remédio experimental da UFRJ traz esperança para pessoas tetraplégicas

Um medicamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pode representar uma revolução no tratamento ...