Assembleia Legislativa do Maranhão

terça-feira, 29 de abril de 2025

Entenda como camisa vermelha da seleção foi escolhida

 

O novo uniforme vermelho da seleção brasileira, que será lançado em março de 2026 para a Copa do Mundo pela Nike, não foi unanimidade na CBF, mas prevaleceu a estratégia da empresa americana.

A cor nem foi tanto o problema, mas o fato de o novo uniforme substituir a camisa dois, azul, e não ser uma camisa 3, segundo o blog apurou. O presidente Ednaldo Rodrigues aderiu a estratégia da Nike.

Quem defendia a camisa vermelha como terceiro uniforme argumentava que com as três em uso não haveria necessidade de polêmica, pois a seleção poderia escolher a que usar.

O problema é que a Nike não faz camisa 3 para nenhuma seleção, sob o argumento de que as vendas são prejudicadas por uma espécie de canibalismo, onde o segundo uniforme concorre com o terceiro.

Para evitar o prejuízo, muda-se o segundo uniforme, como foi feito em 2024, a dois anos da Copa do Mundo. A camisa vermelha ainda não teve a imagem divulgada, mas foi informada pelo site Footy Headlines.

Como foi a escolha

O vermelho foi escolhido por uma decisão da Nike e a CBF apenas deu o aval. Não há nenhuma referência política, o conceito da empresa é comercial e publicitário, como em outras seleções.

Além da cor, haverá imagem da marca Jordan, do ídolo de basquete, por estratégia da Nike, que se repete em outros uniformes pelo mundo.

A Nike é dona da marca Jordan., que representa 30% de faturamento da empresa no mundo, é item de desejo, o tem apelo comercial muito maior que a própria Nike.

A expectativa é que a camisa vermelha como segundo uniforme seja sucesso de venda.

Por Diogo Dantas/O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Remédio experimental da UFRJ traz esperança para pessoas tetraplégicas

Um medicamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pode representar uma revolução no tratamento ...