Assembleia Legislativa do Maranhão

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Saúde: especialistas apontam o 'agachamento' como melhor exercício para viver melhor

 

agachamento: exercício que pode ser feito em casa

É uma recomendação unânime entre especialistas de todas as áreas da saúde que as atividades físicas são um dos pilares da longevidade.

Especialistas indicam o agachamento, um exercício que ajuda a melhorar o bem-estar e a prolongar o tempo de vida; uma forma de manter o corpo forte e apto, especialmente para pessoas idosas.

O agachamento é o exercício mais importante para idosos. Quando você tem que ir ao banheiro, isso é um agachamento. Quando você entra no carro, isso é um agachamento. Toda vez que você se senta ou se levanta, isso é um agachamento. Se você não os fizer bem, isso afeta a maneira como você vive”, afirma Eric Daw, personal trainer dedicado a treinos para adultos mais velhos.

Dentre os benefícios do agachamento estão: o fortalecimento do joelho e de todos os músculos da perna, como a panturrilhas, o quadríceps e os isquiotibiais, além dos glúteos, melhora da postura e aumento da flexibilidade. Esse conjunto de benefícios a longo prazo permite que uma pessoa idosa, por exemplo, consiga realizar tarefas diárias sem maiores dificuldades.

Como fazer um agachamento?

Em primeiro lugar, é importante que cada pessoa conheça sua condição física atual. Outro ponto a ser levado em consideração é que pessoas com lesões ou deficiências na parte inferior do corpo precisam consultar um médico antes de tentar o exercício em casa.

1 - Fique em posição

Caso seja sua primeira vez, tenha um local de apoio para as costas. Pode ser uma parede ou outro tipo de superfície que seja firme. Os pés devem ser posicionados na largura dos ombros e voltados sempre para a frente. Já os braços devem ser abertos para a frente, com as palmas das mãos para baixo.

2 – Agache-se

Em seguida, pressione as costas na parede e desça levemente empurrando os quadris para trás (como se fosse sentar em uma cadeira invisível). O peso deve ser colocado nos dois calcanhares, não nos dedos. Já os joelhos devem ser mantidos em posição até o ponto que eles cubram os dedos dos pés (é importante não jogá-los para frente além deste ponto).

3 - Faça isso de oito a dez vezes por duas repetições

Caso a posição não esteja clara, faça isso em frente a um espelho até manter a postura correta. Quando essa etapa estiver completa, faça duas repetições de oito a dez vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entenda como camisa vermelha da seleção foi escolhida

  O novo uniforme vermelho da seleção brasileira, que será lançado em março de 2026 para a Copa do Mundo pela Nike, não foi unanimidade na C...